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domingo, 22 de outubro de 2023

O engenheiro inglês no casamento aristocrático

Antiga estação ferroviária do município paraibano de Sapé e desativada nos anos 2000

Jos
é Vanilson Julião

Como visto na antepenúltima reportagem, a de número 34 desta série história, sobre os bastidores da aristocracia rural potiguar aparece uma novidade.

Um convidado para a cerimónia e a recepção do casamento de Sophia Eugenia de Albuquerque Maranhão com o deputado federal Augusto Tavares de Lyra.

Mais um estrangeiro, o quinto, a entrar na narrativa. O engenheiro civil e cônsul inglês na capital paraibana, Samuel Hewett Agnew, aparece em Natal em 1895.

De 1883 a julho de 1888 está na Paraíba envolvido na construção da ferrovia Conde DEu de Sapé, a cargo da companhia Wilson e Sons, e inaugurada com a locomotiva Isabel.

Uma das primeiras aparições dele no cenário potiguar, senão a única, pelo menos até agora, deve-se a uma reportagem do jornalista esportivo José Procópio Filgueira Neto.

Em que relata os primórdios do remo. Com Samuel H. Agnew sendo é um dos organizadores, como bom súdito britânico apreciados do esporte no Rio Tâmisa (banha Londres).

Ao lado do capitão-tenente Lobato de Castro (diretor-geral) e Gaspar Nunes Ribeiro. Para um domingo (16 de maio de 1897).

A competição estava marcada para a quinta-feira, 13, data comemorativa da Abolição da Escravatura (assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel).

Mas é adiada por causa do aguaceiro que caiu na cidade, principalmente pelos bairros da Ribeira e Cidade Alta, os únicos da urbe naquela época.

O jornal A República havia anunciada na primeira página coluna Diversão Popular o grande evento esportivo.

FONTES

A República

Diário da Paraíba

Gazeta da Paraíba

Jornal da Paraíba

Jornal Zona Sul

O Liberal Paraibano

Estações Ferroviárias

Paraíba Criativa

Portal O Farol

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