Consulta

quinta-feira, 30 de maio de 2024

O sexteto botafoguense do "El Dorado" colombiano

O meia, centroavante ou ponta-esquerda Demóstenes no Torneio Municipal/1948 pelo BFR

"Mundo Botafogo" repercute reportagem sobre o potiguar Demostenes César da Silva

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Jornalista Joel Presídio de Figueiredo

Esta semana, sempre antenado com assuntos do "Glorioso", para corrigir ou acrescentar informações, o torcedor alvinegro (e do alviverde lisboeta Sporting), o editor do blog "Mundo Botafogo", Ruy Moura, fez postagem esclarecendo sobre os atletas da "Estrela Solitária" que vestiram a camisa do Júnior Barranquilla.

Diante das imprecisões da imprensa brasileira face os jogos contra este clube do vizinho país na atual Copa Libertadores da América.

Os jornalistas desinformados, talvez pela preguiça em pesquisar a verdade, informam que três atletas botafoguenses atuaram pela equipe colombiana entre os anos 50/60.

A situação provoca a excelente reportagem do "MB" com o seguinte título: "Botafoguenses e Júnior FC de Barranquilla: um quinteto de craques, não um trio" (27/5).

Relacionando todos os ex-botafoguenses do antigo Atlético Júnior: Heleno de Freitas, Garrincha, Quarentinha, Othon Valentim e Paulo César Lima ("Caju").

Pela excelência da reportagem, inclusive com links inerentes a cada um dos famosos personagens, não vou entrar em detalhamento pela grandeza e quantidade de dados, sugiro ao leitor acessar o MUNDO BOTAFOGO para se inteirar ainda mais da história destes craques.

Porém, como eleitor assíduo e colaborador eventual do "Mundo", concessão de Ruy Moura, entrei na pauta e comentei na postagem: "Só faltou citar o "desconhecido" potiguar Demostenes César da Silva, indicado ao Glorioso pelo dirigente e torcedor, o baiano, jornalista e político Joel Presidio." (16h27 -  28/5)

Com a benevolência de Moura envio uma correspondência eletrônica e ele repercute a postagem superficial (28 de julho de 2023) lembrando a estadia do norte-rio-grandense Demóstenes no "El Dorado" ou "Liga Pirata" colombiana no final dos anos 40 e primeira metade da década de 50.

Para encerrar destaco o que não sabia: na reportagem de Ruy fico ciente que Paulo César Lima, ponta-esquerda, ex-juvenil do Flamengo, não entra na base botafoguense vindo direto do rubro-negro, mas somente ao retornar de um périplo pela América Central e América do Sul.

Pois acompanhava o pai adotivo e treinador do Júnior, o ex-zagueiro Marinho Rodrigues de Oliveira (inclusive também jogou no Júnior nos anos 50), pai do falecido zagueiro flamenguista Fred.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Jornal da Grande Natal

Mundo Botafogo

O Gol

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário