Consulta

sábado, 10 de dezembro de 2016

O seleto grupo dos clubes com faixa diagonal

Até a manhã do último sábado eu pensava que, além do selecionado peruano, somente o River Plate (Argentina), Rayo Valecano (Espanha) e os brasileiros Vasco da Gama (Rio de Janeiro), Ponte Preta (Campinas/SP) e o Tuna Luso (Belém do Pará) tinham camisas com o escudo sobre uma listra diagonal, partindo do ombro esquerdo a cintura.

Agora a lista sobe para sete uniformes. Com a inclusão do Légia Varsóvia, clube da capital polonesa fundado em 1916. Enquanto a Seleção do Peru (América do Sul), River e o europeu Rayo (de Madrid, capital espanhola) tem a cor vermelha, o time polaco usa o preto, a exemplo do Vasco e Ponte campineira.

O detalhe é que o Varsóvia usa duas camisas: branca (principal) ou verde (secundária). Há uma terceira (vermelha. Sem a faixa diagonal). No Vasco e na Ponte, ambos do Sudeste, a faixa é branca quando o fundo é preto. A situação se inverte com o Alviverde da capital paraense (Região Norte).

Outro pormenor ou detalhe mais interessante: a faixa do Varsóvia é do lado contrário. Sai do ombro direito até a esquerda da cintura. Ás cores do trio de camisolas provém do emblema em estilo suíço. O clube tem os apelidos de Militares e Legionários. Manda os jogos no Estádio do Exército (capacidade: 30 mil).

O Alvinegro carioca Vasco da Gama, por sinal, até a década de 30, usava camisa totalmente preta com a cruz vermelha no peito. Na década de 40 o treinador uruguaio Ondino Vieira implanta o novo desenho, inspirado no clube de Bueno Aires, capital portenha.

Histórico
O Warszawa (antigo Druzyna Legjonawa) é 11 vezes campeão nacional (55/55/69/70/94/95/02/06/13/14/16), tem 18 títulos da Copa local (55/56/64/66/73/80/81/89/90/94/95/97/08/11/12/13/15/16) e conquistou uma Copa da Liga em 2002, além da Supercopa local: 89/94/97/08.

Soube do caso do uniforme pela Rede Bandeirantes, durante a resenha da semana da Liga. Em competições na Europa o ponto alto acontece na Taça das Taças (1990-91), ao alcançar as meias-finais. Na campanha deixa para trás Swift Hesper (Luxemburgo), Aberdeen (Escócia) e Sampdoria (Itália). É desclassificado pelo inglês Manchester United.

Não iguala o feito histórico do Gornik Zabrze, único clube polaco finalista de uma competição européia (1970), perdida para os ingleses do Manchester City, por 1 – 2, em Viena (Áustria). Na penúltima aparição na Liga Europa o dinamarquês Brøndby elimina os poloneses pelo gols marcados fora.

Este ano fica em terceiro no grupo e não passa para as oitavas. O Sporting de Lisboa, capital portuguesa, termina em quarto. Classificados: o alemão Borussia Dortmund, em primeiro, e o espanhol Real Madrid, em segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário