Consulta

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O gol que o rei Pelé tentou, mas não fez...

O assunto pode ser considerado batido. Mas é sempre lembrado pelos profissionais da imprensa na cobertura do futebol. Principalmente no calor do momento. Pelos locutores de rádio e televisão.

No jogo Gremio 1 x 1  Atlético Mineiro (Copa do Brasil) o gol de empate do representante de Belo Horizonte (46/2), feito pelo equatoriano Cazares, do meio campo, encobrindo goleiro Marcelo Grohe, suscitou o narrador Galvão Bueno (Rede Globo), a lembrar o lance ocorrido na Copa do Mundo do México (1970).

Aconteceu na primeira partida do selecionado brasileiro, nas oitavas de finais do campeonato mundial, contra a Tchecoslováquia. Pelé chutou de primeira, encobriu o arqueiro Victor e a bola passou rente ao poste esquerdo no Estádio Jalisco (Guadalajara).

De uma distancia de 60 metros. Velocidade de 105 quilometros por hora (30 metros por segundo). Gerou crônica de Nelson Rodrigues. E questão de prova do vestibular. Quem quiser rever acesse o Youtube. Eu vi este lance, em preto e branco, pela Televisão Tupi, narração de Walter Abraão.

De lá para cá pelo menos uma dezena de gols semelhantes ao histórico lance aconteceram em tres continentes: América do Sul, Europa e Ásia. Em 2015 o zagueiro polaco Jaroslaw Fojut fez na vitória do clube dele de 3 a 1 (13/9).

Um ano antes, dia 9 de setembro, Marlon, do sub-17 do São Paulo, marcou aos tres minutos de jogo numa vitória sobre o São Carlos. Mais recentemente Jorge Henrique fez o terceiro do Vasco na vitória sobre o Santa Cruz/PE (Copa do Brasil) em 20 de julho de 2016. 3 a 2 em Recife.


Nenhum comentário:

Postar um comentário