Consulta

sábado, 6 de dezembro de 2025

Fotografia rara do coronel Veiga como jogador (III)

Uma pena não ter esta formação alvinegra/Imagem: site "Anotando Futebol"

V. F. Neto também estreia,
no mesmo ano, mas como
repórter, do vespertino
católico "A Ordem"

O segundo-tenente J. J. P. Veiga perde na estreia pelo Alecrim FC

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Não poderia ser outro o palco da estreia do segundo-tenente João José Pinheiro Veiga, aos 22, na linha atacante do Alecrim Futebol Clube: o tradicional estadinho “Juvenal Lamartine. Na tarde dominical (19/11/1944) contra Santa Cruz Esporte Clube (ainda sem o “Cultura” dos anos 60).

A página Desportos do diário vespertino católico A Ordem do dia seguinte logo de cara, em letras garrafais em três linhas, resume o que foi o primeiro jogo oficial do Veiga, com vitória tricolor (3 x 2), gols dos atacantes Dão (dois), Piolho, descontando Piri e Severino (o médico da Casa de Saúde Natal).

No corpo da reportagem da partida pelo campeonato potiguar o também estreante do ano como repórter principal redator do jornal do Centro de Imprensa, o antigo treinador do ABC, Vicente Farache Neto, dá detalhes e a súmula com preliminar de segundo quadro: Santa Cruz 5 x 4 Alecrim.

TIMES

Santa Cruz: Varela, Zeno, Geraldo, Zé Lins, Miranda, Luci, Ferreira, Delorme, Dão, Piolho e Músico; Alecrim: Lino, Geraldo, Geleia (o depois treinador Geraldo Pereira de Lima), Giordano, Zé Borges, Perequeté, Piri, Severino, Adão, Veiga e Nazareno.

Continua no segundo jogo: ABC 2 x 2 Alecrim (domingo, 11/12). O alvinegro ganha o primeiro turno da competição. Moacir abre a contagem e Piri empata, de penalidade máxima, no final do primeiro tempo. No complemento Deperto desempata, de cabeça, escorando corner. Giorgano iguala.

O turno termina assim: ABC (um ponto perdido), Santa Cruz (dois), Atlético (dois), Alecrim (três) e na lanterna o América (zero ponto ganho). Com a ressalva de que a competição estadual entra pelo ano seguinte.

Nas edições da sexta-feira, sábado e domingo (24/12) a cobertura da última partida do ano: Alecrim 0 x 2 América. O diretor da FNF, João Antônio de Brito, escala os árbitros: o sargento Dario Rufino dos Santos (principal), auxiliado por Luci Pinheiro e Moisés Canindé de Oliveira (o jogador “Músico”).

Devido o feriado natalino da segunda-feira o vespertino somente circula na tarde da terça-feira (26) ressaltando que o alvirrubro havia “entregue os pontos”, mas surpreende o esmeraldino com bola rolando. Os gols do “amistoso”: Stephenson Josué Batista e Zezinho.

América: Rossini Azevedo, Leônidas Bonifácio, João “Bocadágua” Augusto, Ademar Maroca, Viega, Paulino, Ubarana, Natanael Oliveira, Stephenson, Zezinho e Ferreira; Alecrim: Lino, Geraldo, Geleia, Zé Borges, Vadeco, Kergi, Giordano, Veiga, Alagoano, Severino e Perequeté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário