Consulta

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O goleiro pouco conhecido do Botafogo FR

Fotografia por ocasião do Torneio Início do Campeonato Carioca de 1954

As imagens dos elencos são cortesias do editor Cláudio Falcão (DATAFOGO)

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Me causou grata surpresa o furo de reportagem do pesquisador carioca Pedro Varandas. Pelo levantamento que resulta no artigo “O antigo goleiro Joselias” e publicado no Datafogo (quarta-feira, 13/12/2025).

Provocado pelo leitor fiel o editor do blog, Cláudio Falcão, foi feliz na explicação: “Se trata de um jogador pouco conhecido e, por conseguinte, pouco comentado pelo botafoguense em geral. Foi importante termos acessos a essas informações proporcionadas pelo Pedro.”

Ele já havia sido incluído numa exclusiva lista pelo editor do site Datafogo: “Goleiros do Botafogo no profissionalismo”. Mas sem maiores detalhes sobre os dados pessoais e a carreira em postagem de 23 de abril de 2011.

Mas agora fico a par de que o arqueiro nascido em Pernambuco, Joselias Nascimento de Oliveira (Recife, 9/10/1933 – Rio de Janeiro 6/8/1982) veio como juvenil do Vasco da Gama para se profissionalizar no GLORIOSO (12/8/1953).

Além de atuar na categoria de aspirante (reserva ou suplente) os números pelo clube da “Estrela Solitária” indicam 17 jogos amistosos e oficiais, destes sendo dois pelo Torneio Início e 11 partidas pelo campeonato carioca (1954).

NO RIO GRANDE DO NORTE

A curiosidade que me fez repercutir a pesquisa do Pedro Varanda foi o jogo de estreia do Joselias no alvinegro pelo Asas de Lagoa Santa, interior de Minas Gerais (veja ficha técnica abaixo).

A partida acontece duas semanas depois do clube mineiro se apresentar em Natal contra o ABC (1 x 1) e o América (visitante 1 x 0), dias 2 (quarta) e 4 de dezembro de 1953 (sexta-feira).

Com a presença do ponta-direita Neivaldo Pinto de Carvalho, o “eterno” reserva de Garrincha, contratado pela diretoria botafoguense no começo de 1954.

Último jogo do Joselias pelo time principal em jogo oficial: Botafogo de Futebol e Regatas 3 x 3 Bangu Atlético Clube (BAC), no Estádio do Maracanã (30/12/1954), ainda não denominado oficialmente de “Mário Filho”, o que somente veio a acontecer em 1966.

Em setembro/1955 é emprestado ao Esporte Clube Bahia, permanecendo em Salvador nas temporadas de 1956/57, transferindo-se em abril/1958 para o Galícia. A primeira participação em Bahia 3 X 1 Santa Cruz/PE pelo Torneio Quadrangular Vivaldo Tavares (4/9/1955). Excursiona com o Tricolor pela Europa (1957).

O goleiro Joselias numa das 11 partidas oficiais (de um total de 17) pelo campeonato carioca de 1954


SÚMULA

Botafogo 6 x 1 ASAS

Competição: amistoso

Estádio: General Severiano (18/12/1953)

Árbitro: Alberto da Gama Malcher

Gols: Vinícius 35, Garrincha (cabeça), 44, Carlyle, 5/2 e 21, Dino 30, Garrincha 39 e Cláudio 44 ou Batista

Botafogo: Gilson (Joselias), Thomé (Orlando Maia), Nilton Santos, Araty, Bob, Juvenal, Garrincha, Ceci, Dino, Carlyle e Vinícius. Técnico: Gentil Alves Cardoso

Asas: Paulo França, Wilson, Nozinho, Teles, Edílson, Peixoto, Neyvaldo, David (Cláudio), Gessy, Batista e Caldeirão. Técnicos: Guarazinho e Kafunga (auxiliar)

 

Fontes/Imagem

A Manhã

Diário Carioca

Diário da Noite

Diário de Notícias

Jornal do Brasil

Jornal dos Sports

O Globo

O Jornal

Sport Ilustrado

Última Hora

Almanaque do Botafogo

Baêa na História

Datafogo

Family Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário