Consulta

sábado, 13 de dezembro de 2025

"Riachuelo campeão do Torneio Santos Dumont"

Riachuelo (1976) em rara formação encontrada na rede: Pimentel (o Batata), Marinho, Francisquinho, Manoel, Luizito, Walter Cardoso, José Ribamar Cavalcante, Pompila, Marreco, William e Marcone

Revista carioca menciona o aniversário
de fundação da agremiação "naval"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

“O Brasil em Manchete Esportiva” é a seção da revista do Rio de Janeiro (191 – segunda quinzena de setembro de 1959), coordenada pela famosa agência Sport Press, que produz a nota “Riachuelo fez anos”.

A notinha relaciona os “canecos” conquistados pelo RAC até então: Taça Disciplina (1954), Torneio Santos Dumont (1956), Torneio de Futebol Jogos Olímpicos de Verão (1957), Campeonato de Remo (1958) e o Torneio Início (1959).

Diante das informações o redator foi buscar os detalhes do “Torneio Santos Dumont”, realizado durante a “Semana da Asa”, e promovido pelo Asas dos rapazes da Base Aérea do distrito de Parnamirim (emancipado dois anos depois de Natal).

A competição temporária realizada apenas uma vez é decida em rodada dupla, conforme noticiário do jornal ainda não semanário O Poti (domingo, 14/12/1956), do qual o redator toma emprestado a manchete secundária acima (sem trocadilho intencional).

Na preliminar RAC 4 x 2 Santa Cruz/RN (sábado, 13). Gols de Miguel, Oliveira, Jaime e Marieta para os “navais”, enquanto Deraldo e Ferreira (apelidado de “Furiba”) para o tricolor.

Na principal ABC 3 x 2 Asas. Mota, Ozir e Bira (pênalti) para o alvinegro e Amauri (também na cobrança de penalidade máxima) para os “militares”.

O Riachuelo Atlético Clube foi cinco vezes terceiro colocado do Campeonato Potiguar (1952, 56, 58, 60 e 65) e uma vez vice-campeão (1967).

 

FORMAÇÕES

Riachuelo: Sansão (Russo), Libânio, Harri, Felinto, Haí, Bazinho (Joel), Oliveiro, Jaime, Miguel (Zulmeira), Evilásio e Marieta.

Santa Cruz: Sansão, Ivanildo, Vadinho Múcio, Neto, Lula, Montanha (Honorato), Deraldo, Oto, Tarcísio e Ferreira

ABC: Edson, Guaraci Picado, Petita, Cadinha, Pacatuba, Paca, Mota, Ozir, Tidão, Bira e Cocó.

Asas: Marçal, Batista, João Maria, Sílvio, Everaldo, Arlindo, Alveri, Jonas, Paulinho, Amauri e Canindé

 

FONTES/IMAGEM

Manchete Esportiva

O Poti

Arquivos de Futebol do Brasil

Esporte Amador do RN

Futebol Potiguar

História do Futebol

No Ataque

Acervo José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário