Consulta

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O artilheiro de uma única temporada pelo ABC (II)

Imagem do alvinegro é feita no segundo semestre, período da chegada do ponta-direita paraibano "Zito Camburão", egresso do Botafogo de João Pessoa, a vizinha capital

INÉDITO: “João Galego” defende o RAC ao lado de Marinho Chagas contra alvinegro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Quase ninguém lembra e não há registro na imprensa a partir dos anos 70. O centroavante João Batista de Almeida, o “João Galego”, foi contemporâneo de Francisco das Chagas Marinho no juvenil do Riachuelo Atlético Clube em 1966.

Ele aparece citado pela imprensa entre fevereiro e maio do mencionado ano em treinamento e pré-escalação de amistosos do time “naval”. Entre cinco promessas do time juvenil, como o goleiro Jorge de Souza.

Não se sabe se entra em campo no jogo amigável RAC 1 x 4 ABC no Estádio Juvenal Lamartine (sábado – 12/2). A Tribuna do Norte e o Diário de Natal não reportam cobertura da partida, com maiores atenções, ao interestadual dominical Alecrim x Treze de Campina Grande.

O detalhista repórter somente encontra o resultado do amistoso na edição da Tribuna do Norte (quarta-feira – 16). Mesmo assim “escondido” na coluna “Tribuna de João Machado”.

A arbitragem deste joguinho havia sido anunciada antes, a cargo do catarinense Gilberto Pedro Hoffmann Nahas, que se encontrava servindo a Marinha em Natal.

Em seguida, aí sim, há prova de que João Galego participa de amistosos na cidade de Mossoró (sábado, 5/2), Fluminense 1 x 3 RAC, João Galego marca um dos gols. A despedida na cidade da Região Oeste do RN é contra o Baraúnas (domingo 6), com outra fonte dando o Ferroviário.

ALVIRRUBRO

O amistoso mais importante com participação de João Galego, ao lado do loirinho Marinho, é contra o América, já em pleno vapor no retorno do licenciamento de seis anos antes. O jogo ocorre no domingo, 1 de maio, Dia do Trabalho.

Osiel Lago de Souza marca os quatro gols americanos, depois do Riachuelo abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Como árbitro Aderbal Machado Barbosa, o “Bazinho”, ex-jogador na década anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário