JOSÉ VANILSON JULIÃO
Na penúltima reportagem da série envolvendo três jogadores com o apelido "Jacaré", um potiguar e dois nascidos no Rio de Janeiro, o repórter disse que não havia encontrado maiores informações sobre a curta estadia de um deles no elenco da Associação Portuguesa de Desportos da capital paulista.
Porém uma nova pesquisa em fontes diversas e o cruzamento de dados com o "Almanaque da Lusa", no qual acabou passando desapercebido o placar, a data e a formação da equipe rubro verde com a única participação do atacante Hélcio Batista Xavier, tem o desfecho inesperado.
A reportagem tinha indicado que, curiosamente, consta um "Élcio" (em 1970), de posição médio, na relação dos perfis dos atletas por ordem alfabética, de A a Z, mas sem maiores detalhes pessoais, como nome completo, data de nascimento e naturalidade.
Entretanto as fontes antigas e as recém consultadas confirmam "Hélcio Jacaré" em apenas um jogo, a maior vitória com goleada na história da Lusa, e um gol marcado, durante excursão com três partidas em janeiro/fevereiro de 1970 pela Bolívia:
1 x 1 Litoral (terça-feira, 27/1) em Cochabamba; 12 x 0 Ferroviário (segunda-feira, 2/2) em Oruro, gols de Ratinho (dois), Leivinha (dois), Basílio (dois), Ulisses, Hélcio, Luís Américo, Rodrigues, Tatá e Milano; 6 x 0 Jorge Wilstermann (quarta-feira, 4/2), em Cochabamba.
Somente depois desta curta excursão pelo vizinho país da América do Sul é que Hélcio, sem o apelido, participa, ainda no primeiro semestre, de quatro partidas pelo Corinthians paulista, relatadas também na penúltima reportagem.
FONTES/IMAGENS
Acervo da Bola
Almanaque do Corinthians
Almanaque da Lusa
Futebol 80
Meu Timão
O Gol
Scratch Corintiano
Tardes de Pacaembu
Terceiro Tempo
Wikipedia

Nenhum comentário:
Postar um comentário