Consulta

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Biografia do paraibano campeão pelo Centenário/RN

Centenário campeão do "Matutão" (1971): Toinho de Sula, Varela, Salvino, Aldemir, Manoel, De Assis, Derval, Edilson, Bobô, Botijinha e Chiquinho. Treinados por Jácio Salomão da Silva. Foram contratados pelo América de Natal, no começo ano seguinte, Bobô e Chiquinho.


Josemar Alves Soares (de gravata) no lançamento de um outro livro

O pesquisador sousense Josemar Alves Soares lança na quarta-feira (11) a biografia do atacante paraibano José Edilson Flor (25/9/1950 - 25/1/2018).

O evento acontece no Centro Cultural Municipal Dodora (19 horas). O livro "Gols e Memórias - A trajetória de um craque" retrata o rico personagem do futebol do interior da Paraíba.

Edilson jogou pela Sociedade Esportiva Sousa (1968-1974) e pelo Atlético Sport Club de Sousa (1974-1978). Pelo clube atleticano foi duas vezes seguidas o artilheiro máximo do campeonato estadual: temporadas 1975/76.

Edilson no Flamengo de Teresina

E segue carreira pelo River, Flamengo, Tiradentes e Auto Esporte, todos em Teresina, capital do Piauí, e no Treze de  Campina Grande.

A obra tem mais de 140 depoimentos: jornalistas, ex-jogadores, técnicos, dirigentes, torcedores e pesquisadores. E mais de 60 fotografias que documentam momentos marcantes.

A publicação também inclui reportagens históricas de jornais e revistas, fichas técnicas de jogos e análises sobre clubes da Paraíba e do Piauí.

“É um registro da memória coletiva de Sousa e região. Preservar a história é compreender o caminho que levou a cidade às conquistas que hoje orgulham a população”, afirma Josemar.

O lançamento é aberto ao público. A obra será publicada em edição independente, com parte dos exemplares destinada a bibliotecas, instituições culturais e familiares do homenageado.

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou requerimento do deputado estadual Luciano Cartaxo com moção de aplauso pela iniciativa biográfica ao escritor Josemar Alves Soares.

RN

A principal relação do Edilson com o Rio Grande do Norte é a participação no título de campeão do interiorano pelo Centenário de Pau dos Ferros, em 1971, promovido pelo extinto Diário de Natal.


FONTES/IMAGENS

Clinton Medeiros

Debate Paraíba

Esporte Aguanovense

Jornal da Grande Natal

Josemar Alves Soares (vídeo)

Notícia Já

Recanto das Letras

Sertão Informado

Sítio do Buim (Severino Filho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário