Consulta

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

O treinador mais jovem do futebol brasileiro?

ABC (1954): Badidiu, Gonzaga, Nei Andrande, Toré, Edson, Tatá; Mota, Cadinha, Macau, Jorginho e Oliveiro. Elenco base do tricampeonato 1953/54/55

Nei, em Salvador, com o
livro do jornalista potiguar
Adriano de Souza, sobre o
ABC, período 1915/1925

Vítor Dias

RN Futebol Clube


Em minhas pesquisas vi que, em março de 1956, após a conturbada saída do pernambucano Edésio Leitão, Ney Bezerra de Andrade, então meio-campista do ABC, assume o comando técnico do alvinegro.

Ney Andrade tinha apenas 20 anos (nasceu em 22 de junho de 1935). Mas demonstrava liderança como capitão do clube desde algum tempo.

Foi jogador e técnico até outubro, quando o Mais Querido contratou o baiano Maneco (Augusto Emanuel da Fonseca), vindo do Ypiranga (Salvador), e demitido dias após confusão e troca de agressões com o jogador abecedista Pacatuba (depois contratado pelo rival América).

O incidente ocorre durante excursão a Currais Novos e Andrade reassume como treinador interino até a chegada do primeiro treinador estrangeiro do ABC, o uruguaio Luís Comitante (oriundo do futebol cearense) em julho de 1957.

Ney, hoje com 90 anos, reside na capital baiana, pois, depois do Sport Recife, jogou no  Bahia, entre 1960/62, seguida de curta permanência no alviverde América recifense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário