Consulta

sábado, 14 de fevereiro de 2026

"Jacaré" marca pelo CAP no empate com ABC

Esse elenco "conseguiu" perder um ponto para o Atlético com Hélcio marcando para a igualdade

Pesquisadores e site conhecidos erram o resultado da "zebrinha" atleticana sobre o alvinegro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Sob o comando do jogador/treinador Hélcio Batista Xavier, o "Jacaré", o Clube Atlético Potiguar, como sempre, fez mais uma campanha irregular nos três turnos pelo campeonato estadual de 1983.

Depois de surpreender no Torneio Início (domingo, 1/5), quando desclassificou, seguidamente, o América e o Riachuelo, nos tiros livres, e decidir a final com o ABC, o rubro-negro não deixou de pregar peças em dois dos times grandes da capital.

Logo na estreia no primeiro turno da competição local o CAP arranca um empate em 2 a 2 com o Alecrim (quinta-feira, 5/5) no Estádio Presidente Castelo Branco, que viria a mudar de nome no segundo semestre de 1988 para "João Machado".

Após o inesperado resultado o Atlético somente vem a ganhar do Riachuelo (3 x 1) na última participação da primeira fase do turno, não se classificando para a segunda etapa. Fica em último lugar com uma vitória, um empate e cinco derrotas.

No returno a performance atleticana melhora. Termina a primeira fase em sexto, antepenúltima colocação, mas também não se classifica para a etapa seguinte. Foram uma vitória, quatro empates e duas derrotas (e não três!).

Duas fontes consultadas erram no placar do jogo contra o ABC. Registram contagem mínima para o alvinegro. Mas na verdade ocorre o empate. 

Djalma abre a contagem com o gol da igualdade, de cabeça, do Hélcio "Jacaré" (matéria de capa da Tribuna do Norte, quinta-feira, 4/8/1983).

Dois dias depois o Diário de Natal reporta que o alvinegro atuou com displicência e poupa um dos jogadores sem necessidade (reportagem assinada pelo jornalista Carlos Neto, o conhecido "Querosene"). Nenhum dos jornais citados publica a ficha do jogo.

No terceiro turno o Atlético volta a normalidade com uma vitória, um empate e cinco derrotas. Fica em penúltimo.


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol 80

Diogo, Júlio Bovi - História do Campeonato Potiguar - 1918/2020

Diogo, Júlio Bovi; Trindade, Marcos Avelino e Júnior, Rodolfo Pedro Stella - Histórico do Riachuelo no Campeonato Potiguar


Nenhum comentário:

Postar um comentário