Consulta

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Imagem rara do Ceará eliminado pela seleção potiguar

Seleção representante com  bandeira contendo as iniciais ADC (Associação Desportiva Cearense)

Os potiguares com a bandeira da ARA.
Agachado (centro) o paulista Renato
Teixeira da Mota ("Neném"): América

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Perdi a conta de quantas vezes mencionei em paralelo durante reportagens específicas o elenco potiguar que ficou conhecido como "Seleção Fantasma do Nordeste".

Como também numa série especial e inédita sobre o goleiro titular do selecionado do Rio Grande do Norte na ocasião, o natalense Domício Bezerra das Neves, o "Nenê".

O time da camisa tricolor representa oficialmente a Associação Riograndense de Atletismo (ARA) no IX Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais (1934).

A campanha: 4 x 1 Paraíba (7 de janeiro), 4 x 1 Pernambuco (21/1), 4 x 2 Ceará (31) e 3 x 5 Bahia (4 de abril).

A competição com selecionados amadores foi promovida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF.

Enquanto a Federação Brasileira de Futebol, do acrônimo FBF, organiza outra competição com seis seleções estaduais profissionais, encabeçada pelo selecionado do Estado de São Paulo.

O RN passa pelos três concorrentes nordestinos e nas quarta-de-finais enfrenta os baianos em Salvador. Na época a Bahia pertencia a Região Sudeste.


O blog volta ao assunto pelo simples fato de poder publicar para a curiosidade do leitor uma fotografia do selecionado cearense eliminado pelo RN em jogo de campo neutro,  no Recife.

A imagem do jornal pernambucano "Correio da Manhã" foi disponibilizada na página "Fortaleza Antiga" pelo internauta Antônio Neto.

Na foto, que não corresponde a sequência da escalação, o goleiro Capote, Rolinha (juiz de futebol dos anos 40, 50 e 60), Alberto, Tancredo, Vianna, Evandro, Bezerra, Jandyr, Bila, Juracir e Pirão.


FONTES/IMAGENS

Diário da Manhã

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Anotando Futebol

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Memórias da Fonte Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário