Consulta

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Afinidade do "Almanaque da Caldense" com o América (VII)

Décio Alves de Moraes

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Era pensamento perguntar ao autor do "Almanaque da Caldense", o jornalista Renan Muniz, quantos jogos (51) e os gols (três) do atacante baiano Nevercínio Alves de Araújo pela "Veterana", mas ele se antecipou em comentário para a primeira reportagem desta série.

Enquanto não se tem os dados pessoais do personagem (além do nome completo), como a concreta naturalidade e data de nascimento, recente varredura na rede encontra pelo menos a ficha técnica de um dos jogos certamente registrado no livro do alviverde.

O amistoso Caldense 5 x 2 Sport Club Syrio, da capital paulista, é registrado no blog do conhecido pesquisador, o médico paulista Júlio Bovi Diogo, autor de um livro sobre o campeonato potiguar e outro com jogos do Riachuelo de Natal (RAC) na competição.


A partida em Poços de Caldas (18/9/1939) contou com a arbitragem local: Francisco Genovesi Sobrinho. Os gols: Didio (dois), Lolo, Juba e Miquia, Negrão e Osvaldo para o time visitante.

Caldense: Júlio, Maran, Mário, Jayme, Nevercínio, Hélio, Lolo, Bemba, Miquia, Viquinho e Didio; Syrio: Mastre, Coelho, Mossoró, Laurindo, Nelson, Sebastião, Anastácio, Gregorut, Negrão, Gibelo e Osvaldo.

Um dos responsáveis pela divulgação do futebol de Poços de Caldas foi o jornalista Décio Alves de Morais (24/8/1923 - 25/9/2018), falecido aos 95.

Começa na imprensa (1941) como correspondente da revista carioca Esporte Ilustrado.

Representa a Gazeta EsportivaFolha de São PauloFolha de Minas e Correio da Manhã. Participou dos periódicos locais, O CombateA Justiça e O Eco.

Fundou a Folha de Poços (1954), Gazeta do Sul de Minas (1957) e o Jornal A Mantiqueira. (1974).


FONTES/IMAGENS

Caldense (site oficial)

Diário Nacional (SP)

Gazeta Esportiva

O Malho

Sport Ilustrado

Arquivos de Futebol do Brasil

Associação Atlética Caldense

Brand News

História do Futebol

Onda Poços

Nenhum comentário:

Postar um comentário