![]() |
| Firmino Moura (dirigente), Haroldo, Cidão, não identificado, Bosco, Joãozinho, Mixirica, José Ribamar de Souza, o "Cadinha" (treinador), Edmilson, Elson Germano, Zacarias, Jairo Bode e Tuíta. |
Vanilson Julião/Ribamar Cavalcante
Texto, pesquisas e imagens
O repórter havia visto os anúncios fúnebre da missa de sétimo dia em rede social, mas somente veio ligar o personagem ao pedido anterior do memorialista José Ribamar Cavalcante, o de resgatar os autores dos gols do jogo Racing 3 x 0 ABC (18/4/1969), quando este os repetiu no decorrer da semana.
O resultado imediato do cruzamento das informações sobre o desaparecimento do professor Zacarias Anselmo da Silva (1949 - 2026), aos 76, foi perguntar se Ribamar tinha alguma fotografia dele como jogador do Racing do bairro das Rocas.
E também no juvenil do ABC na segunda metade dos anos 60, pois o atento Ribamar havia acrescido este pormenor desconhecido do redator. Até porque há outros antigos atletas chamados Zacarias, inclusive um zagueiro no licenciado eterno Santa Cruz Esporte e Cultura, o campeão potiguar de 1943.
O atacante Zacarias começa 1965 como autor de um dos três gols do alvinegro sobre o campeão juvenil do ano anterior: 3 x 2 Alecrim (domingo, 24/1). Os outros artilheiros: Rui e Déo, Pedrinho e Edilson (esmeraldino).
Preliminar de ABC 2 x 0 Alecrim na decisão do campeonato estadual de profissionais do ano anterior (resulta na série de quatro com três empates e vitória esmeraldina).
Zacarias é campeão juvenil pelo ABC, treinado pelo ex-jogador José Ribamar de Souza, o "Cadinha", sendo relacionado na seleção da competição escolhida pelo vespertino Diário de Natal (quinta-feira, 30/12): Haroldo, Nilson, Cido, Varela, Alfredo, Toinho, Jairo, Tarcísio, Edmilson, Zacarias e Severino.
Para auxiliar Ribamar na identificação de um dos jogadores do ABC (foto acima) eis a escalação do jogo (primeiro turno juvenil) ABC 3 x 1 Santa Cruz (domingo, 27/6): Haroldo, Joãozinho, Cido, Bosco, Laercio, Jairo, Tuita, Edmilson, Elson, Zacarias e Alfredo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário