Consulta

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Os boleiros do clube "Carneirinho de Ouro" (I)

16 jogadores, a mascote e um dirigente na fotografia histórica no gramado do tradicional estádio "Juvenal Lamartine", em 1937, quase uma década após a inauguração do "Jota Ele" (1928), na atual Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol/Acervo: João Gothardo Dantas Emerenciano ("Natal não há tal")

O amplo salão de jogos do "Carneirinho de Ouro"
no segundo piso do prédio número 54 da Avenida
Tavares de Lira, no bairro da Ribeira

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A imagem do time de futebol colorizada artificialmente é uma raridade disponibilizada em rede social.

Refere-se ao título da reportagem com o nome de um tradicional Clube social e recreativo localizado no bairro da Ribeira.

O "Carneirinho de Ouro" como entidade associativa ou a equipe representativa no esporte já foram alvos de reportagens anteriores.

As abordagens acontecem em separado. Primeiro o clube propriamente dito. E bem depois o time formado por jogadores amadores associados e amigos.

O "Carneirinho de Ouro" aparece circunstancialmente em séries diferentes ou reportagens isoladas. No total são 17 citações, sendo as duas primeiras, uma em cada ano (2023/24), e as demais o ano passado.

DEPOIMENTO

O clube foi fundado em 8 de agosto de 1936. A ideia partiu de um grupo de comerciários, bancários e desportistas. A primeira sede ficava situado na Avenida Tavares de Lira, 35, esquina com a Rua Chile.

Lá era possível jogar baralho, damas, sinuca, gamão e dama. O carneirinho criou também um time de futebol. Além desse esporte o carneirinho disputou em Pedestrianismo, Salão, sinuca e bilhar.

A sede mudou depois, na mesma Rua Tavares de Lyra, 54. Explicou o frequentador João da Mata Costa em rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário