Ao traçar o perfil do atacante baiano Nevercínio Alves Araújo em uma extensa série exclusiva o JORNAL DA GRANDE NATAL já havia mencionado o jogador em amistoso da Associação Atlética Caldense no interior paulista (1939), depois que ele saiu do Recife, em dezembro de 1937, para participar de um torneio triangular amistoso pelo América de Natal, resultando em apenas um jogo na Taça Chile. Agora o blog transcreve interessante reportagem publicada (21/5/2025) no site oficial da "Veterana", em que o atleta é mencionado em súmula do alviverde de Poços de Caldas/MG (JVJ).
Renan Muniz
JORNALISTA
O confronto entre Caldense e Uberaba consiste em um dos jogos mais tradicionais do futebol mineiro. O primeiro jogo data de 1940.
Em setembro de 1956 e de 1957 a Veterana recebeu o Uberaba no Estádio Cristiano Osório para partidas em comemoração ao aniversário alviverde de 31 e 32 anos, respetivamente.
Nas duas ocasiões se enfrentaram em dois jogos. Os visitantes levaram a melhor. Na época o Uberaba era uma equipe profissional e a Veterana ainda contava com elenco amador.
A partir da ascensão da Veterana à elite do futebol mineiro em 1972 os times passaram a se enfrentar com frequência e protagonizaram partidas memoráveis em várias competições.
Como Campeonato Mineiro, Torneio Incentivo, Taça Minas Gerais, Torneio Santos Dumont, Copa Sul Triângulo, Seletiva para o Brasileirão Série C, Supercopa Minas Gerais e amistosos.
Inclusive, o primeiro título de campeã mineira do interior da Veterana foi obtido após uma vitória por 2 a 0 sobre o Uberaba na última rodada do estadual de 1974, com dois gols de Aílton Lira.
A Caldense terminou a competição em terceiro lugar geral, atrás do Atlético e Cruzeiro. Ao longo da história do confronto ocorreram fatos curiosos.
Em 1976 dois jogadores alviverdes foram expulsos no mesmo lance por colocaram a mão na bola simultaneamente, Carlinhos e Buzuca, na tentativa de evitar um gol do Uberaba.
A última vitória da Veterana foi no estadual de 2004, por 2 a 1, gols de Fabinho Justino e Bispo, na campanha que levou o time à conquista do título do interior daquele ano.
De lá para cá foram cinco jogos e cinco empates. Os times não se enfrentam desde 2012 por estarem em divisões diferentes.
No próximo sábado (24/5), às 18h30, as equipes voltam a se enfrentar no Estádio Engenheiro João Guido (Uberaba) após 13 anos.
Abaixo a ficha técnica do primeiro jogo da história entre Caldense e Uberaba.
Caldense 0 x 2 Uberaba
Data: domingo, 28/1/1940 (16h40)
Competição: amistoso
Estádio: Chalet Procópio
Cidade: Poços de Caldas (MG)
Gols: Gabardinho e Bicudo
Juiz: Ricardo Pizi (primeiro tempo) e Jorge Calaf (segundo tempo)
Caldense: Miro Generoso, Paulo, Tatão, Jacob, Nevercínio, Jayme, Alemão, Lio, Otávio, Victor e Nein. Técnico: Francisco Consulo

Nenhum comentário:
Postar um comentário