Consulta

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Os boleiros do Clube "Carneirinho de Ouro" (III)

ARA: Ponciano, Adalberto, Dorcelino, Nezinho, Nenê, Edson Pinto, Pinheirinho, Hemetério, Teixeirinha, Cabo João, Simão, Neném, Xixico e Mário Crise. Faltam Raimundo Canuto de Souza e Glicério de Souza (mossoroenses do América). Nove atletas da imagem são do ABC

Acervo: J. G. D. Emerenciano

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A origem do grupo organizador vem de 1932, mas oficialmente o "Clube Carneirinho de Ouro" existe a partir de agosto de 1936 (sábado 8).

Como primeiro presidente o bacharel em Direito João de Brito Dantas, que chegou a juiz da comarca do município de João Câmara, nova denominação de Baixa Verde com a morte em 1948 do senador que lhe empresta o nome.

Meses depois o "Carneirinho de Ouro", com atual sede social e recreativa no primeiro andar de um prédio na Avenida Tavares de Lira com a Rua Chile, no bairro da Ribeira, também passa a organizar um time de futebol.

E existia uma forte razão para promover jogos entre associados e equipes amadoras da época, como o "Cruzmaltino", "River"(xará do clube argentino da faixa diagonal vermelha) ou excursionar pelo interior do estado, como ocorreu na cidade de Santa Cruz, na região do Trairi.

Entre os sócios frequentadores havia jogadores dos principais clubes da capital do Rio Grande do Norte. Casos de João Acioli da Silva (Cabo João"), primeiro do ABC e depois do América, e o atacante pernambucano Hermes Marques de Amorim, campeão pelo Torre (Recife) nos anos 20.

SELECIONADO

Os homens de linha Cabo João e Hermes Amorim, que seguiram carreira até 1939 beirando 1942, também participaram da seleção potiguar eliminada pelo selecionado baiano no IX Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais (7/1 a 11/3/1934).

A Associação Riograndense de Atletismo (ARA), imagem acima, conhecida como a "Seleção Fantasma do Nordeste", cai nas quartas-de-finais, após eliminar paraibanos, pernambucanos e cearenses na terceira participação desde 1929.

Participam 14 equipes no certame amador da CBF (houve a profissional da Federação Brasileira de Futebol): RN, PB, PE, CE, SE, AL, MA, PI, BA, ES, Distrito Federal e a Liga de Esportes da Marinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário