![]() |
| Sede social da Associação Atlética Caldense, a "Veterana", na Rua Pernambuco, em Poços |
O lançamento do "Almanaque da Caldense" (26/11/2025), na noite da quarta-feira, ocorre no Piano’s Bar da sede social, na Rua Pernambuco, em Poços de Caldas (MG). De autoria do jornalista e gerente de marketing Renan Muniz.
O livro de luxo a cores, capa dura e com 660 páginas em papel couchê (16 x 23 centímetros), apresenta fichas técnicas de 2.984 jogos, minibiografias de 1.794 jogadores e 132 técnicos da "Veterana", de 1925 a 2025, ano do centenário alviverde.
A obra comemora os 100 anos da Caldense e a data de lançamento celebra os primeiros jogos em novembro de 1925. Veicula o resumo de cada temporada, os títulos e troféus. Inclusive as fichas dos treinos da Seleção Brasileira em Poços em 1949, 1958 e 1981!
| Renan Muniz foi um "monstro" para levantar todas as informações |
A evolução do Estádio Cristiano Osório, do Estádio Ronaldão e do CT Ninho dos Periquitos. O material é resultado de um trabalho intenso de quatro anos, entre pesquisa, redação, estatísticas e diagramação.
Renan Muniz revirou todos os acervos possíveis de jornais, súmulas, atas, correspondências, relatórios, acervos pessoais, fotografias, filmagens e documentos para encontrar registros de todos os jogos.
Também viajou para diversas cidades em que a equipe alviverde atuou em busca de informações e acervos de jornais, folheando centenas de encadernados, um a um, página por página, para encontrar matérias publicadas sobre o time.
Entre as cidades visitadas: São João da Boa Vista, Belo Horizonte, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Casa Branca, Mococa, Itapira, Três Corações e São José do Rio Pardo. Além disso, fez contato com pesquisadores todo o Brasil para completar as fichas, como Nova Lima, Campinas, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Varginha.
Esteve em instituições de preservação de memória como bibliotecas, museus e instituições culturais que tivessem em acervos importantes fontes, como o Museu do Futebol (São Paulo), referência para pesquisadores com livros e almanaques de clubes.
Materiais inéditos
O jornalista ainda teve acesso ao fantástico acervo do saudoso fotógrafo Décio Alves de Morais, que cobriu a Veterana por cinco décadas e deixou uma enorme quantidade de imagens inéditas que serão publicadas pela primeira vez.
E também conseguiu com exclusividade as anotações do célebre radialista Lázaro Walter Alvisi, que por décadas anotou informações e estatísticas dos jogos da Veterana, material essencial para a pesquisa.
As páginas são recheadas de elementos visuais: ilustrações das 200 camisas utilizadas pela equipe na história e variações, elaboradas pelo designer Romário Tavares e 32 charges de curiosidades e fatos marcantes, feitas pelo ilustrador carioca Nando Mott.
A pesquisa proporcionou o resgate de um volume enorme de informações e fotos. O desafio para a produção do livro rendeu um livreto digital intitulado “A jornada pela história da Veterana”, contando os desafios e os bastidores da pesquisa.
“É um trabalho que vinha sendo idealizado desde 2018 e que a partir de 2022 começou a ser colocado em prática. A pesquisa foi como montar um quebra-cabeça de 10 mil peças sem saber onde as peças estão.
Foi uma verdadeira aventura para resgatar a história da Caldense, localizar as fontes de informações antigas e encontrar as fichas dos jogos. Um projeto repleto de alegrias a cada nova informação localizada.
Um trabalho que registra cada detalhe da história da Caldense para sempre, que resgata a memória por cada jogador que defendeu nossas cores, traz grandes recordações para todos os torcedores e proporcionará curiosidades para a imprensa na cobertura dos jogos”, disse Renan Muniz.
Durante o evento foram homenageados os jogadores que mais atuaram pela Caldense. Em dezembro foi publicado de forma gratuita o e-book “Caldense, Clube Centenário”, com a história do esporte e do social da Veterana com centenas de fotos inéditas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário