Consulta

sábado, 13 de dezembro de 2025

Teodoro Castro Lino, o amigo do Ribamar (I)

Bastos é o goleiro e Teodoro Castro Lino está no meio da turma de 15 jogadores do elenco juvenil do Alecrim na segunda metade dos anos 60. Seria o ponta-direita?

Teodoro Castro Lino em palestra

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Nas últimas 24 horas, ou um pouco mais, o ex-árbitro pernambucano radicado em Goiânia, Teodoro Manoel Fernandes Castro Lino (Recife, 27 de dezembro de 1952), postou em rede social um vídeo em que apresenta o presente de uma camisa número sete, de um clube de futebol estrangeiro, para o ex-jogador e memorialista potiguar José Ribamar Cavalcante.

Há algum tempo Ribamar Cavalcante - chancelado eternamente na história do futebol norte-rio-grandense pela excelente biografia escrita pelo jornalista Kolberg Luna Freire - havia postado, como costuma fazer com personagens do esporte, uma fotografia do Teodoro Castro Lino atleta juvenil do Alecrim Futebol Clube.


Foi por isso que o ex-juiz de futebol foi posto na fila extensa da agenda de reportagens para ser focado em uma oportunidade qualquer. E ela chega agora com o recente vídeo.

No blog pessoal desta personalidade esportiva se sabe que ele foi campeão potiguar juvenil em 1966 pelo alviverde da capital potiguar. E que, no final da década começo de 1970, teve uma curta passagem pelo Botafogo de Futebol e Regatas.

O curioso é ele afirmar que o tio Severino Lopes foi quem o levou para treinar no elenco esmeraldino, e o redator acredita que se trata do antigo jogador dos anos 40, presidente do clube e presidente do Conselho Deliberativo, o falecido médico-psiquiatra Severino Lopes da Silva.

Atualmente ele é comentarista de arbitragem da Televisão Anhanguera (afiliada da Rede Globo), na capital do Estado de Goiás (Região Centro-Oeste), e diretor da Tecidos Tita Limitada, maior atacadista do Brasil.

Teodoro Castro Lino é autor de dois livros: “Segue o Jogo – 100 Anos de Arbitragem Brasileira de Futebol” (com 100 minibiografias) e “O outro lado do Futebol” (no qual conta fatos pitorescos da arbitragem).

Teodoro Castro Lino em frente a antiga sede social e administrativa do Alecrim, inaugurada em 1968, na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol, ainda na administração do governador, o caicoense e monsenhor Walfredo Gurgel, torcedor alviverde responsável pela doação do terreno


FONTES/IMAGENS

Alberto Helder

Estante Virtual

Grêmiopedia

Jornal Universo On Line

Museu do Futebol

Teodoro Castro Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário