Consulta

domingo, 5 de maio de 2019

A carreira de Washington no América Futebol Clube


Ex-jogador Washington Xavier Amâncio, autor do gol que fez o agricultor goiano Miron Vieira de Souza milionário da loteca, falece neste domingo em Mossoró.

A vitória pela contagem mínima sobre o Vasco, no Estádio de São Januário, aconteceu em 27/9/1975.

O meia-atacante estréia pelo América em amistoso contra o selecionado de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar, no domingo, 16/1/1972. O placar: 3 a 1 para o visitante.

O time local comemorava o título do campeonato interiorano, o “Matutão”, uma promoção do extinto “Diário de Natal”, mídia Associada na capital potiguar.

No retorno da delegação juntam-se ao elenco alvirrubro as revelações da seleção: os atacantes João Bosco de Almeida, o “Bobô”, e Chiquinho (Francisco Caetano da Silva).

Fontes diferentes apontam como autores dos gols americanos: Batata, Davi e Washington/Bagadão/Pimentel.

A escalação natalense: Juca, Batata, Cláudio, Renato, Duda, Osmar, Washington, Elmer, Bagadão, George e Davi. Treinador: Francisco Freire de França (Tonício).

O principal personagem da zebra carioca começou a trajetória no tricolor Baraúnas  (Mossoró), andou pelo Tiradentes cearense e atuou na primeira fase do Matutão, em setembro/novembro de 1971, pela seleção de Patu.

Na fase de grupos, que conta, também com Almino Afonso, o selecionado patuense termina com a mesma pontuação de Pau dos Ferros,  e não segue para as semi-finais por construir menor saldo de gols.

Porém ele é destaque e acaba adicionado ao elenco americano para teste. Bobô e Chiquinho acabam permanecendo apenas uma temporada, um com menos de cinco partidas, e o outro com pelo menos 30 atuações.

O primeiro jogo valendo ponto: 3 – 0 Atlético (quarta-feira, 19). Pela Taça Cidade do Natal, ganha pela primeira vez pelo América, alcançando o tetra em 75. A primeira competição fora ganha pelo ABC no ano anterior.

Além do gol contra o Vasco, Washington fica na história como autor de dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o ABC, na segunda partida do seletivo para o Nacional de 1974 (domingo, 10/2).

Como a primeira terminara sem abertura de contagem (quarta-feira, 6) é realizada a terceira (quarta, 13). Ele marca o gol do empate na derrota para o alvinegro (1 a 2). Na prorrogação 1 a 0 para o alvirrubro, Davi (oito do segundo tempo), classifica o vermelho. No mesmo ano também marca na final do campeonato estadual: 3 a 1 ABC.

Outro detalhe: no ano anterior do resultado inesperado contra o Vasco, ele marcara na vitória de 2 a 1 sobre o Olaria, também em São Januário (quarta-feira, 10/4).

Vale salientar que ele não entrara em campo contra o CEUB (Brasília), é escalado para o jogo seguinte contra o elenco vascaíno, e depois, até o fim do campeonato nacional, não é aproveitado pelo treinador carioca Sebastião Leônidas.

Volta a envergar o uniforme em janeiro de 76. Veste a camisola rubra pela última vez pelo campeonato estadual. América 2 x 1 Baraúnas (quarta-feira, 13/7/77).

Ao fim de cinco anos, seis meses e 15 dias totaliza pouco mais de 180 partidas e contabiliza 24 gols.




Nenhum comentário:

Postar um comentário