Consulta

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Suposto clube de craque do ABC e América não existia anos 20


O Tricolor do Vale (vermelho, preto e branco) que leva o nome de Jacareí aparece cinco décadas após a excursão do Elvira

José Vanilson Julião

Apesar do final da década de 1970 o futebol amador em Jacareí ser considerado forte ainda não existia uma equipe profissional que representasse a cidade nos campeonatos oficiais organizados pela Federação Paulista.

A iniciativa de fundação aparece em um programa de esportes da Rádio Clube Jacareí (atual Rádio Mensagem AM). Os radialistas da emissora lançaram a idéia no ar e os primeiros ouvintes que telefonaram tornaram-se conselheiros do clube.

Para preencher a lacuna em 27/10/1980 surge o “Jacareí Atlético Clube”. Mesmo profissional no primeiro ano a equipe é formada com atletas amadores, assim como a comissão técnica foi aproveitada de outras equipes.

Existem várias versões para explicar o nome da cidade. A mais aceita é que se originou do Tupi-Guarani “Care-ig” (Rio dos Jacarés). Desde a fundação a agremiação ostenta um jacaré no centro do escudo. O distintivo mudou, mas o jacaré permanece como símbolo.

O primeiro título veio oito anos depois: campeã da Segunda Divisão – atual Série A3 – conquistando o direito de disputar a extinta Série Especial. O descenso veio no ano seguinte. Com as mudanças das no Paulista (94) passou a Série B1B, hoje parte da Segunda Divisão.

O Jacareí manda os jogos no Estádio Stavros Papadopoulos, com a construção finalizada em 2001, e inaugurado em 27/5, com empate contra o OSAN de Indaiatuba (1 x 1). Até então atuava nos estádios do Elvira, aquele da excursão ao Nordeste, ou da Ponte Preta.

O clube foi gerido entre 2000 e 2005 pela Sports International, sob o comando do grego Stavros Papadopoulos, justamente a empresa responsável pela construção do estádio que conta com o nome do ex-terceirizador.

Em 2008 o clube foi semifinalista do Sub 20 da Segunda Divisão e em 2009 disputa a Segunda Divisão e alcançar acesso à Série A3.

O JAC começou a disputar competições profissionais em 1981 pela Terceira Divisão (atual A-3). No ano seguinte ótima campanha com jogadores experientes, como os zagueiros Marião e Gilberto (ex-Santos), mas não consegue o acesso.
A principal fase vitoriosa aconteceu em 1988, quando conquista o título a Terceira Divisão ao derrotar o Olímpia e o Capavariano no triangular final. Sobe para a Segunda Divisão (atual A-2). Mas o clube não foi bem e acaba retornando para a terceira divisão.
Com a saída dos investidores e posterior falta de recursos, o estádio passou a ser administrado pela Prefeitura.
Em 2007 fez parceria com a Academia Ptak, administrada por empresários poloneses, e disputou a Série B e a Copa São Paulo Júnior. Em 2008 desfaz a parceria e disputa o estadual com seus próprios recursos.
Os fracos desempenhos e as dificuldades com as despesas levam a terceirização do departamento de futebol em 2013. Parceria realizada com a empresa Conexão Esportes, de São Paulo possibilitou a disputa da Quarta Divisão também em 2014.
Ainda em 2014, a Prefeitura interditou o estádio após exigência do Ministério Público em realizar obras de adequação para melhoria das condições de segurança, após incidente envolvendo as torcidas do São José e Guarani.
Com isso mandou parte das partidas como mandante no Estádio Joaquim de Morais Filho (Taubaté). A interdição e a impossibilidade de realizar mais de três partidas como mandante fez o Jacareí desistir da disputa do Paulista de 2015.
Em maio de 2016 é eleito novo presidente que procura alternativa para que o clube volte à ativa profissionalmente.
Após um ano de reformas estruturais do Estádio Municipal ele foi reinaugurado em jogo festivo em abril de 2018. Hoje o Clube mantém atividades em categorias juvenis sem previsão de retorno a atividades profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário