Consulta

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Leandro Sena entre os treinadores com maior número de jogos pelo América

Leandro Sena entra nos anais estatísticos do AFC

TEXTO - JOSÉ VANILSON JULIÃO

FOTO - HUMBERTO SALES

Enquanto os torcedores comemoram as seguidas quebras de recordes do atacante pernambucano Wallace, agora o maior artilheiro americano na Arena das Dunas (36), e o quinto maior goleador alvirrubro. ao lado de "Saquinho" (65), outro feito deixou de ser percebido pela imprensa esportiva.

O destaque envolve o ex-jogador e ex-treinador do clube da Rua Rodrigues Alves (Tirol), Leandro Ribeiro Sena, demitido no começo da tarde desta quarta-feira, como rescaldo da derrota para o ABC no domingo (1 a 2), com um dos gols, repetição do clássico anterior (0 x 1), no último minuto de jogo.

Em duas passagens, a primeira entre o final do segundo semestre de 2013 (pela Série B) e o primeiro semestre do ano seguinte, Sena acumula mais de 70 partidas e entra na lista dos dez profissionais que mais dirigiram o time.

Conforme números que estão sendo tabulados e recontados em pesquisa inédita (a ser publicada em um futuro almanaque americano) no momento indicam esta sequência:

Ferdinando Jose de Araújo Teixeira: 256 (242 oficiais); Baltazar Germano de Aguiar: 233 (223); Sebastião Leonidas: 206 (174); José Roberto Fernandes Barros: 168 oficiais: Francisco Barbosa Gomes (Caiçara): 130; Laerte Doria: 112; Otávio César Correia Filho: 80; Leandro Ribeiro Sena 75 (oficiais e amistosos), Emiliano Graciano Acosta Torres: 72; Álvaro Barbosa 67.

O falecido norte-rio-grandense Osiel Lago de Souza, outro ex-jogador (campeão potiguar em 1967 dentro de campo e na beira do gramado em 1969), abre a lista dos treinadores na casa dos 50 jogos (53).

Relacionados o primeiro treinador estrangeiro, o uruguaio Acosta (com três passagens intercaladas nos anos 40 e 50), e os nacionais Sena (fluminense), Fernandes (pernambucano), Otávio (carioca), Leonidas (capixaba), Doria e Barbosa (gaúchos). Além dos potiguares Teixeira, Caiçara (dizem ser pernambucano) e Baltazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário