Consulta

quinta-feira, 20 de abril de 2023

O goleiro da “Seleção Fantasma” do Nordeste (V)

 
JOSÉ VANILSON JULIÃO

Pelo curto espaço de tempo para o começo do Campeonato Brasileiro de Seleções é traçado um programa intensivo de treinamentos e convocados jogadores dos três únicos clubes em atividade na ocasião: América, ABC e Sport Club Natal (conforme o relato da competição estadual no artigo anterior). O elenco é dividido em quadros “A” e “B”.

E conta apenas com poucos mais de duas semanas, ou 12 dias para ser exato, para os exercícios físicos, treinamentos táticos e atividades de aprimoramento técnico, desde a suspensão das finais do campeonato estadual em 24 de dezembro do ano anterior. Com a ressalva de dois feriados nacionais, o Dia do Natal, e o Ano Novo, que caem numa segunda-feira.

A formação do primeiro: Domício Bezerra das Neves, o Nenê (goleiro alvo desta série), Dorcelino Pereira, Manoel Francisco do Nascimento (Nezinho), João Teixeira de Carvalho (tio do preparador físico Artur Ferreira de Melo Júnior, o Arturzinho do futebol de salão), Hemetério Canuto de Souza, Jeremias Pinheiro da Câmara Filho, João Acioli (Cabo João), José Simão, Renato Teixeira da Mota (Neném), Francisco Rodrigues da Silva (Xixico) e Mário Crise

Jeremias Pinheiro

O segundo: Edson Pinto da Silva, Ponciano Damasceno, Campelo, Waldemar Junqueira, Otacílio Ferreira, Adalberto Carvalho, Glicério (cearense), Cesário (mossoroense, atuou pelo Sport, América, ABC e deu guarida a Dequinha em Natal), Toseli, Marinheiro e Raimundo (também de Mossoró, irmão de Hemetério, carpinteiro, envolvido na Intentona Comunista no segundo semestre de 1935 e condenado a oito anos de prisão).

Também participam dos treinamentos os reservas a seguir: Daniel, Severino, Rivadavia Tavares Guerreiro (vem a compor no primeiro esquadrão do Santa Cruz/RN fundado no segundo semestre do mesmo ano), Garapa e Oscar (outro que passa a onzena tricolor após cisão no seio do rubro-negro Sport Club Natal).

O ABC cede Edson (goleiro), Dorcelino, Nezinho (zagueiros), Xixico, Hermes, Crise, Simão e Adalberto(atacantes); América: Neném, Teixeirinha, Pinheiro, Hemetério e Raimundo; Sport: Nenê (goleiro), Ponciano, Guerreiro, Toseli, Cesário e Glicério (campeão pelo América quatro anos antes).

Xixico

O sorteio das chaves indica como adversários dos potiguares, em casa e fora, os selecionados: cearense (jogo no Recife), paraibano, pernambucano, todos derrubados um a um, até chegar ao semifinalista baiano.

FONTES

A Ordem
Diário de Natal
O Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário