Consulta

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O esquecido empresário que ajudou a eleger o operário

José Vanilson Julião
Jornalista

As hostes petistas ficaram eufóricas, semana passada, com as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a revista alemã “Capital”, mas antecipadas pelo site da rádio e agencia de notícias “Deutsch Weller”.

Em nota divulgada no sábado, Fernando Henrique Cardoso explicou o teor da entrevista, atribuindo ao ex-presidente Luís Inácio da Silva, o “Lula”, a responsabilidade política pela corrupção na Petrobras.

A entrevista circulou no mesmo dia sábado (1/8). Mas em notícia reproduzida na véspera pelo “Universo On Line”, a agência de notícias tedesca havia antecipado alguns trechos.

FHC considera, de fato, Lula um líder popular, sendo o primeiro operário eleito e reeleito para presidente.

Assim como conseguiu o mesmo com a primeira mulher, Dilma Roussef, a quem teria isentado de participação nos escândalos, apesar da bandalheira que foi a compra da refinaria de Pasadena (Califórnia), nos Estados Unidos da América, na época em que ela presidia o Conselho Administrativo da Petrobras.

Nesta embromação toda esquecem que Lula, depois de perder, seguidamente, em 1989, 1994 e 1998, chegou ao poder somente devido uma aliança com o empresário mineiro José Alencar Gomes da Silva (- 1931/+ 2011), do Partido Liberal.

Alencar foi o vice-presidente reeleito. Até porque os demais partidos da coligação, na primeira eleição, são considerados de pouca densidade eleitoral: PC do B, PCB e PMN


Nenhum comentário:

Postar um comentário