Consulta

sábado, 29 de outubro de 2016

As diferenças nas quatro séries do campeonato nacional

A Série D provavelmente começa em 4 de junho. E tem detalhes. Primeiro: entre as outras séries (A, B e C) é a que tem o maior número de participantes de todos os estados das cinco regiões, mais o Distrito Federal.

Com isso impossibilita o sistema de pontos corridos com jogos de ida e volta. Como acontece nas séries A e B. Ambas com 20 clubes.

Além da situação anterior a D tem maior número de times (quatro em cada grupo) na primeira etapa de classificação, com ida e volta, a exemplo da C.

Porém há mais um detalhe. Na D existe mais fases no sistema eliminatório de duas partidas ou “mata-mata”, semelhante a Copa do Brasil.

Enquanto a C começa com 20 representantes divididos em dois grupos de dez, classificando-se oito, quatro de cada chave, saindo daí os quatro finalistas que sobem de divisão, o afunilamento na D é mais longo.

No começo são 68 times, passam 16, sobram 32, ficam 16, permanecem oito e, finalmente, os quatro semifinalistas que sobem e decidem os dois finalistas: campeão e vice.

São cinco fases, uma a mais que na C, parecida com Copa do Mundo ou campeonato mundial. Ou copas nacionais dos países europeus.


Porém tem menor número de jogos.18 contra 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário