Consulta

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A poderosa máquina do cinema e do chocolate


Assim que vi um vídeo e depois uma fotografia na rede logo a identifiquei. Mesmo sem ser especialista em armamento.

A machine estava assentada, em posição de ataque, num carro da quadrilha que tentou assaltar um avião de transportes de valores na manhã da quarta-feira (26/9) em Salgueiro, no sertão de Pernambuco.

A arma tem poder de fogo para derrubar avião, helicóptero e furar blindagens de carro-forte. Trata-se de uma metralhadora Browning ponto 50.

Na semana anterior uma metralhadora do mesmo modelo foi apreendida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ela estava sendo negociada por R$ 200 mil para traficantes de uma comunidade da capital carioca.

O caso arremeteu a minha memória para os filmes ambientados na Segunda Guerra. Pois a Browning foi usada pelos americanos nos combates pela Europa contra o exército alemão.

A famosa metralhadora era o equipamento dos soldadinhos verdes que vinham de brindes nos frascos de vidro do não menos famoso chocolate Toddy, um produto alimentício introduzido no Brasil por meio de extensa campanha publicitária.

A metralhadora foi criada pelo inventor e projetista John Moses Browning (1855 – 1926) no final da Primeira Guerra. Foi usada na Guerra da Coréia (Ásia) e no Vietnam (sudeste asiático).

Nenhum comentário:

Postar um comentário