Consulta

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

‘Quando papai saiu de férias em viagem de negócio’


Tenho a convicção que a redação ‘boemia’ ou ‘romântica’ no jornalismo desapareceu, efetivamente, com a introdução do computador.

Antes da máquina eletrônica havia o cantinho para os fumantes. Numa sala ao lado da redação da Tribuna do Norte. Era lá, também, o refúgio para se resguardar das bolas de papel.

Ou dos cinzeiros que “voavam” quando faltava energia. Enquanto o gerador de reserva não era acionado.

Entrei no jornal fundado por Aluizio Alves com estágio informal. Sem passar pelo crivo do Instituto Euvaldo Lodi.

Dia 5 de agosto de 1982. Na primeira semana de maio do ano seguinte Agnelo Filho assinou a bendita carteira profissional.

Já conhecia Carlão de vista. Ele era da turma do meu irmão. Anterior a minha. Assim quando cheguei à TN provavelmente ele lá já estava.

Nunca mudou o procedimento. Era mesmo um bom vivant. Daí foi um pulo para as cervejadas com Francisco Enéias Peixoto, Paulo Tarcísio Júnior, Verailton Alves da Silva, Célia Freire, Airton Bulhões...

Tempos da Peixada Potengi, na Avenida Tavares de Lira. Depois o “bar do Chinês”. A quinzena ficava com a china que viera de Hong Kong.

Carlão foi o cara que vi mais mudar de endereço. Capim Macio. Neópolis. Parque não sei o que.

E foi num desses apartamentos que assisti ao filme, de 1985, do qual tomo emprestado o título para a postagem. Acredito que ele fora dormir e ele colocou a película.

Sinopse: “Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das idéias.

Após a publicação de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família - que acredita que o pai está em uma "viagem de negócios".

Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.

Esta é uma das lembranças do Carlão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário