Consulta

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O companheiro uruguaio de "Neném" no ataque do Sport

José Vanilson Julião

Na pesquisa realizada sobre a naturalidade, de origem paulista ou pernambucana, do falecido player do América Futebol Clube, Renato Teixeira da Mota, o Neném, há um pormenor importante e interessante.

Na goleada sobre o clube Elvira, de Jacareí, interior paulista, o ataque do Sport conta com um atacante, autor inclusive de um dos quatro gols, também como treinador do rubro-negro.

Trata-se do uruguaio Carlos Viola Solo, que teria passado no Germânia, atual Pinheiros, da capital paulista. Deste seguiu para o Vitória de Salvador, em 1927, pelo qual participa de pelo menos quatro jogos.

Da capital baiana Carlos Viola saiu para jogar e treinar o campeão pernambucano do ano seguinte, permanecendo na Veneza brasileira pelo menos até o primeiro semestre de 1929. A excursão do clube paulista ocorre nas duas primeiras semanas de abril.

Viola, inclusive, foi o primeiro estrangeiro a comandar um dos três grandes do futebol pernambucano, assim como do alviverde América, o “Campeão do Centenário”.

O uruguaio orientou o elenco do “Palestra Itália” em 1935, por um jogo, e portanto consta na lista dos 20 estrangeiros que treinaram o Palmeiras. São oito da República Oriental, seis argentinos, três italianos, dois húngaros e um paraguaio.

FONTES

Blog do Torcedor
Diário de Pernambuco
Carlos Ferreira/Ubiratan Brito
Palmeiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário