Consulta

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

As primeiras taças disputadas

Com o surgimento dos dois clubes pioneiros e dos seqüenciais no segundo semestre de 1915 logo foram realizados amistosos e torneios domésticos entre América (jaqueta azul), ABC, o alvirrubro Natal Sport Club (aparece no primeiro semestre de 1910 e não confundir com o rubro-negro dedicado ao remo fundado em novembro cinco anos depois), Potyguar (fundado na mesma época do terceiro citado, mas com camisa cinza semelhante ao Fluminense carioca), Humaitá e Ateneu.

O alvinegro vence a primeira partida (13 x 1 Natal – 19/9/15). O elenco americano goleia o time dos estudantes do colégio estadual (22 x 0 – setembro), elástico resultado entre os 25 maiores do mundo. Em seguida acontece o inédito embate daquele que se tornaria o primeiro clássico duradouro: ABC 4 x 1 (26/9), repetido dia 1/11 com outra vitória alvinegra: 3 x 0.

Agora o número de agremiações é suficiente para as disputas. O jornal A IMPRENSA - do coronel Francisco da Câmara Cascudo (o rico comerciante pai do futuro escritor Luís) - promove o primeiro torneio que se tem notícia: a TAÇA CAMPEONATO. Na primeira semana de 1917. Coincidindo com a festa de Santos Reis (6 de janeiro).

Numa edição de dezembro do ano anterior o jornal satírico O PARAFUSO se referia a competição triangular, colocando como favorito o time das letrinhas. Mas sem desmerecer os concorrentes Humaitá e América, responsáveis pela rodada inaugural, organizada por dois dos fundadores do alvinegro: Cícero Aranha e José Potiguar Pinheiro.

Entre um e outro campeonato propriamente dito, entre 1918 (interrompido devido à epidemia de gripe espanhola ou “Influenza”), e 1925, a maioria contestada, acontece o TORNEIO IMPRENSA com a participação do Ceará Mirim (1920) e a TAÇA INDEPENDENCIA (centenário), com a participação do Centro Sportivo Natalense (liderava o campeonato de 18 e campeão em 21), cabendo ao América levantar os troféus, assim como a competição subseqüente.

Somente em 1927 acontece o primeiro quadrangular com participação de representantes de outros estados. No caso o ASAS - do bairro dos Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, entorno do Recife. E do ‘Calouros do Ar’, que não é o clube cearense criado em 1952. A competição, em homenagem a “aeronáutica’, recebe o nome de “Coronel Murad’

Em abril de 1928 o clube abecedista fica de posse da TAÇA CIGARROS NINA em disputa contra o América, agora alvirrubro com o desaparecimento do Natal, o segundo com este nome. Em dezembro (2), após a inauguração do estádio da Liga de Desportos Terrestres (a segunda fundada), ocorrida em outubro, o ABC também é o dono da TAÇA HENRY FORD.

A relação destes dois troféus na galeria de premiação alvinegra é a prova cabal de que o ABC não vencera nenhum campeonato antes do bi 28/29. Até porque a primeira e única taça ganha neste intervalo ocorrera em 19 de março de 1919, denominada “Match Football”, provavelmente fruto de disputa isolada. Pois meses depois o América abocanha o segundo campeonato oficial, concluído sem os atropelos extra campo.

Transcrito do site ‘Navegos’ (22/1/2021)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário