Consulta

sábado, 4 de setembro de 2021

O treinador uruguaio do America (XXVII)

Funcionários de empresa inglesa fundaram tricolor

 

Graciano Acosta Torres comanda o Great Western após sair da capital potiguar

José Vanilson Julião

Com a retomada da pesquisa é preenchido hiato que existia entre as temporadas de 1939 e 1941 na carreira do personagem alvo da série exclusiva na imprensa do RN.

Depois da primeira temporada (1939) no América de Natal, e antes da estadia no Ferroviário cearense (1941), retorna ao Recife para ser operado dos meniscos.

O centromédio (volante) chega na capital pernambucana em 11/6/1940, anuncia dois dias depois o JORNAL PEQUENO (coluna "Boatos & Verdades").

Em 9 de novembro do mesmo ano ele já está treinando o Great Western para enfrentar o Tramways pelo campeonato estadual.

O penúltimo (um ponto) e último colocados jogam no estádio da Avenida Rui Barbosa e pertencente ao primeiro competidor. Resultado: Tramways 1 x 2 Great Western.

O CLUBE

A Associação Atlética Great Western foi fundada (17/3/1928) pelos funcionários da empresa inglesa do mesmo nome, que atuava no Nordeste construção e exploração da concessão de ferrovias.

A agremiação, além do futebol, incentiva a prática de outros esportes, como atletismo, basquete, vôlei e tênis.

O time verde, vermelho e branco tinha sede na Rua Coronel Suassuna, 790 (primeiro andar), no Sancho, no bairro de Tejipió.

Nos anos 30 muda para a avenida João de Barros, 1,583, Soledade. Mandava os jogos no estádio da Avenida Malaquias, que pertencia ao Sport.

Com a denominação antiga participa de 14 campeonatos de primeira divisão entre 1936/54, exceto em 39 e 47/49. A melhor colocação, segundo lugar, na temporada de 1942.

No último de participação a empresa encerra atividades na região e o clube passa a ser chamar Ferroviário (tricolor). Com esta denominação totaliza 55 participações. A última em 1994.

 FONTES

Diário de Pernambuco

Jornal de Recife

Jornal Pequeno

História do Futebol

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário