Consulta

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

A imagem "limpa" do Mossoró no campeonato estadual

O goleiro Delmar, Marquinhos (último em pé) e Chiquinho Bala jogaram no Potiguar

Vice-presidente da AGAP fez parte do elenco convidado pelo amigo treinador Manoel Ananias

José Vanilson Julião

O vice-presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP/RN), Onesimar Fernandes Carneiro, praticamente havia encerrado a carreira e já planejava fazer o curso de Educação Física, quando atende pedido do antigo companheiro do Potiguar, Manoel Ananias, então treinador da equipe debutante Mossoró para compor o elenco.

Para não perder tempo na pesquisa o cronista se vale do falecido Olismar Lima, em seu “Cantinho da Saudade”, para desfilar o currículo de Onesimar, tricampeão juvenil mossoroense pelo alvirrubro (1977/79), e logo em seguida titular da zaga do clube Príncipe onze temporadas seguidas, provavelmente um recordista local (1980/90).

Onesimar, que ainda jogou pelo Guarani de Juazeiro do Norte/CE e uma temporada no ABC, fez parte do elenco alvo e azul na temporada de 1996 com os seguintes companheiros: Delmar, Edney, Edmilson, Cenir, Mazinho, Marquinhos, Adriano, Chiquinho Bala, Denilson e Marcos Rocha.

A foto que ilustra a reportagem, agora “limpa” dos letreiros, foi publicada pelo pesquisador, radialista e blogueiro Marcos Avelino Trindade em 11 de janeiro de 2011 ("Datatrindade" – 11/1/2011). É a mesma colocada no Blog do Tubasso (24/11/2011).

Dos onze jogadores o que se saiu melhor na carreira foi o Francisco Antônio Marcos da Costa, o “Marquinhos Mossoró”. É irmão de Márcio Mossoró e Zezinho Mossoró.

No currículo: Mossoró, Potiguar, Baraúnas, ABC, Tubarão, América/SP, Brasiliense, Gama, Treze, Ulbra, Crateús, Campinense, América (Série A/2007) e Serrano.

O goleiro Delmar jogou pelo time “Príncipe” a Série C de 1996. Chiquinho Bala jogou no rubro-negro Caicó Esporte Clube e no alvirrubro Potiguar/Mossoró.

 

FONTES/IMAGEM

ACDP

Blog do Tubasso (24/11/2011)

Futebol sem Fronteiras

Jornal de Fato

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário