Consulta

sábado, 2 de dezembro de 2023

Presídio descobre Demóstenes César para o Botafogo (II)

Jornalista e político Joel Presídio

José Vanilson Julião

Nesta sequência o JORNAL DA GRANDE NATAL completa duas fotografias do personagem publicadas, pela primeira vez na imprensa potiguar.

Assim como revela anteriormente, de forma inédita, de quem se trata o responsável direto pela ida do atacante natalense Demóstenes César da Silva para o Botafogo de Futebol e Regatas.

Na época em que já está bem acomodado como profissional de imprensa na capital baiana Joel Presidio de Figueiredo também se envolve com futebol.

Aos 28 anos é um dos dirigentes na delegação do selecionado da Bahia no Rio de Janeiro. No Campeonato Brasileiro da categoria.

Três anos depois está também na beira do gramado. Acumula a diretoria de Futebol do alvirrubro Botafogo de Salvador com a função de treinador.

"Lusitano" contratado em 1944

Pelo menos em uma partida. Contra o Flamengo em visita a capital soteropolitana. Com vitória rubro-negra: 4 x 1 (10/11/1932).

Diante e por estes antecedentes não se trata de nenhuma surpresa se tornar dirigente e fervoroso torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas quando chega ao então Distrito Federal.

Em janeiro de 1944 é responsável pela contratação do zagueiro capixaba Manoel Ferreira Constantino (Vitória/ES, 7/2/1923).

O  “Lusitano”, que apareceu no América da capital do Espírito Santo e foi contratado pelo Galícia de Salvador (1939), pelo qual vence o campeonato baiano três vezes seguida.

Numa das idas do selecionado baiano, mais uma vez no Rio de Janeiro, no final do ano anterior, "Lusitano" decide ficar na metrópole.

Quando fica treinando em General Severiano até o problema ser resolvido entre os dirigentes cariocas e baianos.

 FONTES/IMAGEM

O Globo Esportivo

Flaestatística

Mundo Botafogo

José Ricardo Caldas e Almeida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário