Consulta

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Jornalista francês antevê campeonato brasileiro e acerta (final)

Seleção que venceu alagoanos (1935): Nenê, Dorcelino, Nezinho, Antonio Acácio do Nascimento, Hemetério Canuto, Teixeira, Oswaldo, Cabo João, Neném (Renato Teixeira da Mota), Xixico (Francisco Rodrigues dos Santos) e Mário Crise/Blog do Trindade – “Diário de Pernambuco”


Resumo histórico dos potiguares em 20 edições no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A história do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais é bastante explorada na internet. Inclusive com exemplos de literatura esportiva e trabalhos acadêmicos.

Por isso, para finalizar, vamos as edições que interessam diretamente aos potiguares, participantes de 20 das 25 edições entre 1922 e 1963, mais a extemporânea (1987).

A primeira participação norte-rio-grandense acontece na oitava edição: 1929. O RN é eliminado pelos cearenses, em único jogo (7 x 1), no campo do Jockey Clube de Fortaleza (20 de outubro).

A primeira campanha exemplar ocorre com a queda na semifinal para os baianos, em Salvador (5 x 3), responsáveis pela primeira quebra sequencial de títulos cariocas e paulistas (4/2/1934).

Em seguida, curiosamente os potiguares se apresentam no Recife. Na primeira fase é classificado: RN 3 X 0 AL (20/1/1935). E eliminado pelos pernambucanos na segunda etapa (6 x 0).

Em 1941 o selecionado do RN é vítima de uma das duas maiores goleadas na competição: 1 x 11 Ceará. Igualando-se aos sergipanos frente aos baianos (1928).

A segunda boa campanha (1960), na segunda fase, no Estádio Juvenal Lamartine, desclassificação perante a Guanabara: 2 x 4 (20/1) e 1 x 1 (24).

Na última edição dois jogos entre o RN e o CE: 1 x 1, Frank e Henrique, e 0 x 1, gol novamente do atacante Frank. (agosto/1987).

IMAGEM

No álbum de figurinhas “Ídolos do Futebol” (Editora Vecchi) os convocados (três abecedistas, sete americanos e mais um com dúvida do redator da origem clubística) pelo treinador gaúcho Álvaro Barbosa (1954):

Gerim (Jerônimo Felipe), Cuíca (José Morais Mamede), Toré (Francisco Enéas da Silva), Dico (Raimundo Gomes Soares), Bazinho (Aderbal Machado Barbosa), Renato Santiago Magalhães, Gilvan Cavalcanti Vieira, Jorginho (Jorge Tavares de Morais), Saquinho (Rivaldo de Oliveira Paula), Pedro Abraão Dieb e Paulo Isidro (Paulo Vicente da Silva).

 

FONTES

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

Bola na Área

Blog No Ataque

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol 80

Messi do Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário