Consulta

domingo, 20 de março de 2022

Homenagem ao primeiro plantão esportivo: Mirocem Ferreira Lima

Mirocem F. Lima foi pioneiro no
 radiojornalismo de esportes

José Vanilson Julião 

Com a inauguração da Rádio Nordeste em agosto de 1954 Mirocem Ferreira Lima logo está agregado a equipe como um dos primeiros plantões esportivos, antes mesmo do que José Joaquim da Lira (começa a carreira em 1959). Em julho do mesmo ano é lançado o diário "O Poti" (semanário a partir de 1959).

Um ano e cinco meses após o lançamento do jornal Associado "irmão" do "Diário de Natal" ele estréia a coluna "Subúrbio em Revista" (domingo, 18/12/1955). São pelo menos sete inserções esparsadas até o ano seguinte. "O Poti" (domingo, 16/12/1956) antecipa a relação dos promotores da homenagem ao jornalista Aluisio Menezes de Melo, recém formado em Direito pela Faculdade de Alagoas. 

Ao jantar na noite seguinte, em uma peixada de Areia Preta, comparecem personalidades ligadas ao rádio, imprensa, dirigentes e ao futebol. 

Entre eles: João Cláudio Machado (orador), Amauri Dantas Emerenciano, Araken Barbosa (misto de atacante do Alecrim e repórter associado), Brígido Ferreira Pinto (ex-goleiro do Atlético), Djalma Maranhão, Érico de Souza Hacrakdt, Erildo L. Monteiro, Ernani Alves da Silveira, Eugenio Neto e Eugenio Silva (árbitro de futebol, Evaldo Maia, Firmino Moura, Francisco Chagas de Souza, Garibaldi Alves e Hélio Santa Rosa. 

Mais: Humberto Nesi, João Antonio de Brito (ex-presidente alecrinense), João Bastos Santana, João Maria Meira Pires, João Neto, José Alexandre Garcia, Luiz Gonzaga Meira Bezerra, Marcino Dias de Oliveira, Mirocem Ferreira Lima, Moisés Dieb, Orlando Braga (treinador do América), Paulo Pinheiro de Viveiros, Raimundo Ubirajara Macedo e Roberval Pinheiro Borges, Rossine de Azevedo (ex-goleiro americano).

O Poti (quarta-feira, 11/6/1958) publica foto da "festa de despedida" pela aposentadoria do amazonense Luiz Maria Alves da "Western Telegrafh", após 36 anos de serviços nas agências em Belém, Recife e Natal. O jantar (dia 8) oferecido pelos funcionários acontece na residência do gerente Arthur Henry Palmer, na Rua Trairi (Cirolandia). 

Na ocasião a funcionária Leda Freire de Azevedo entrega ao Alves um relógio de ouro. Participam da homenagem: Amaury Dantas, Silvino Sinedino de Oliveira, Francisco Sinedino de Oliveira, Hélio Siqueira Silva, Paula Frassinetti de Oliveira, Maria do Rosário Costa, Milton Silva, Mirocem Ferreira Lima, Irapuan Bonifácio do Nascimento (parente do ex-zagueiro americano e ferroviário Leonidas), Geraldo de Souza, Creuza Pereira da Silva, Sydnei Sinedino de Oliveira, Paulo de Souza Vasconcelos, João Galvão Filho e José Cruz. 

Em dezembro de 1961 compõe a cabeça da chapa única registrada que concorre a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádiotelefonia. Ao lado de Amauri Dantas, Maria Nísia Freire de Azevedo, João Galvão, Sydnei Oliveira e Irapuan Bonifácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário