Consulta

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

"O verdadeiro pai da obra que marcará a redenção do futebol mossoroense"

PINTURA: Seleção/Mossoró em pose antes de enfrentar o esquadrão alvinegro do Ceará Sporting

A inauguração do estádio mossoroense, a delegação natalense e os primeiros detalhes do jogo

José Vanilson Julião

Zé Augusto/João Machado

João Cláudio de Vasconcelos Machado (presidente da Federação), Erildo L'Eraistre Monteiro (presidente da Associação de Cronistas), Everaldo Lopes Cardoso ("Diário de Natal"), José Procópio Filgueira Neto ("Tribuna do Norte") e "Teixeira Rocha" ("A Ordem") são os representantes natalenses presentes.

- Quando o jornalista João Batista Cascudo Rodrigues, representante do prefeito Raimundo Soares, considerou inaugurado o estádio o grande público tributou calorosa salva de palmas ao pequenino gigante Manoel Leonardo Nogueira, o verdadeiro pai da obra que marcará a redenção do futebol mossoroense. (DN, segunda-feira, 5/6/1967)

- Ali estava o gigante para quem quisesse ver, imponente, com suas arquibancadas ainda por terminar, porém com um alambrado e um gramado invejáveis, a bola rolando de pé em pé, diz o jornal Associado antes de citar pormenores programados para o desfile das representações dos clubes locais, veteranos, escolas, Tiro de Guerra e banda de música da Polícia Militar.

Com recorde de renda (8 milhões de cruzeiros) e estimativa de seis mil espectadores o resultado numérico da abertura do estádio que substitui o antigo "campo da Rua Benjamin Constant sucedâneo do Estádio da Limitada, equipamentos rudimentares que serviram o futebol local entre os anos 20 até aquela data).

As duas bolas - amarelas e carijó (?) - foram jogadas ao centro de campo de um Teco-Teco (um pequeno avião monomotor) com aplausos do público. Segue o desfile dos veteranos: Regalado, Lolinha Aires, Bitenta, Mundoca, Saruê (Osmídio Ferreira), Seuné, Peroba e outros...

Presenças da miss Rio Grande do Norte (eleita recente como representante da cidade). O desembargados Elias Borges (que acabou não dando o pontapé inicial como previsto).

Na próxima e última postagem sobre o tema os detalhes do jogo de abertura, Seleção 0 x 2 Ceará, com excelente arbitragem de Nehemias Cunha (da liga local).

Por enquanto, para o deleite dos leitores, uma quase inédita pose do elenco mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário