Consulta

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Futuro jogador americano "Zezé" se destaca como artilheiro no Sport

Foto do Sport no Torneio Início (1928) com a tonalidade marrom do papel de imprensa

Jos
é Vanilson Julião

O atacante José Hugo Alves de Oliveira, o "Zezé", atua em jogos do primeiro turno e do returno na vitoriosa campanha do título de 1928 após o rápido jejum de apenas dois anos do Sport Recife depois do primeiro tricampeonato (1923/25).

Porém não figurou entre os eleitos para o "selecionado" do campeonato, enquanto entre os melhores o zagueiro Joãozinho, o companheiro com quem veio para o América/RN logo após o encerramento da competição em setembro.

Também foram eleitos do elenco rubro-negro para a "seleção" do Pernambucano o defensor paulista Affonso Alarcon, meias Bulhões, Jubal e o irmão Aluízio Linz Caldas (atacante).

Para reaver a hegemonia do futebol de Pernambuco o Sport contrata o primeiro técnico-jogador, o uruguaio Carlos Viola Sola (estava no Vitória de Salvador), e termina dando o sétimo "caneco" para o "Leão".

Viola se tornou o segundo estrangeiro a treinar o Sport depois do também uruguaio Pedro Mazullo (1919). De um total de dez gringos até 1989, entre eles o argentino Valentim Navamuel (1938), Ricardo Diez - outro uruguaio (1941) - e Pedro Rocha.

Antes de seguir a carreira de treinador Viola jogou pelo Germânia/SP (1924), da capital paulista, Vitória de Salvador (1927 e 1930), Sport (1928) e Atlético Santista (1931/32), na Baixada.

Na edição 14 da competição foram 11 vitórias e uma derrota. Participação de sete equipes, todas do Recife, em turno único, ida e volta, pontos corridos. Durou seis meses (8/4 a 16/9).

 

NOTA DO REDATOR: a foto repetida, com outro tonalidade de cor (página do diário Correio da Manhã), feita no Torneio Início (domingo, 1/4/1928), no estadinho da Avenida Malaquias (Recife).

 

FONTES

Correio da Manhã

A Voz da Zona Norte (Jânio Odon de Alencar)

Campeões do Futebol

Carlos Ferreira

Súmulas Tchê

Alves, Givanildo - "História do Futebol em Pernambuco" (Editora Bagaço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário