Consulta

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

A preferência do mascote que posa com Pelé

Renato Vilar de Lima, com a camisa de goleiro, e os irmãos Tinoco Cabral Torres

José Vanilson Julião

O jornalista e escritor Kolberg Luna Freire – autor da biografia do ex-jogador e memorialista José Ribamar Cavalcante – mata a cobra e mostra o pau ao enviar uma fotografia posada do ABC em 1973.

A imagem histórica demonstra a preferência pelo alvinegro do mascote Renato Vilar de Lima, aquele que posa ao lado do repórter Cezar Virgílio Pereira e do Rei Pelé no amistoso América 1 x 2 Santos (1971), no Estádio Juvenal Lamartine.

E mostra o garotinho Renato Vilar, perto de completar oito anos (é nascido em setembro de 1965), e os irmãos Abel e Ernani Tinoco Cabral Torres como mascotes do alvinegro no Estádio Castelo Branco.

O flagrante provavelmente foi feito durante a Taça Cidade de Natal ou Campeonato Estadual com o estádio está ainda sem a cobertura da arquibancada do "Frasqueirão" (reduto da torcida abecedista) e somente concluída entre 1975/76.

A prova está na presença do meia uruguaio Danilo Menezes, que estreia no amistoso ABC 2 x 2 Ferroviário do Recife (3/8/1972), um dia antes de completar exatamente dois meses da inauguração.

E por constar como titular no arco alvinegro de Erivan Varela Barca, que não atuou em nenhum jogo do primeiro campeonato nacional disputado pelo ABC, com Tião, vindo do Bonsucesso, ocupando o posto.

Além de que no segundo semestre, está fora da competição devido a suspensão imposta pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

NOTA DA REDAÇÃO

Elenco da foto: Erivan, Sabara, Edson, Telino, Maranhão, Anchieta, Libânio, Alberi, Jorge Demolidor, Danilo Menezes e Morais

 

FONTES

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Súmulas Tchê

Nenhum comentário:

Postar um comentário