Consulta

domingo, 16 de junho de 2024

O "fugitivo" do América/RN volta a ser assunto

Ênio Augusto Silva é o centroavante do selecionado "Cacareco" (apelido da seleção pernambucana) e acima Caiçara (antes e ao lado do goleiro), falecido treinador do ABC e América de Natal

Blog apresenta fotografia do selecionado pernambucano com o atacante "foragido"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Em janeiro o blog (sábado, 20/1) apresentou Ênio Augusto Silva (Recife, 13/12/1928), reforço americano para o campeonato estadual e que se mandou para São Luís, capital maranhense. O título: “Atacante pernambucano foge para o Moto”.

Esta a manchete de página esportiva interna do jornal Associado “Diário de Natal (11/9): "Ênio fugiu!". A postagem é ilustrada com a página de um álbum com jogadores do Flamengo, na qual consta o personagem.

Agora O JORNAL DA GRANDE NATAL apresenta mais uma fotografia dele, bem mais “nítida”, com o jogador no selecionado pernambucano, feita em amistoso contra o escrete alagoano (1952), veiculada pelo site “Museu do Futebol Alagoano”.

Na imagem também está o falecido treinador Francisco Barbosa Gomes, o “Caiçara” (1933 – 2013), ganhador de títulos regionais por equipes cearenses (Ceará e Fortaleza), paraibana (Botafogo de João Pessoa) e potiguares (ABC e América) entre o final dos anos 60 e a década de 80.

O América abre a temporada de 1950 vencendo o ABC em torneio amistoso, mas começa irregular o campeonato em busca do tri. Empata o primeiro jogo (Alecrim), perde o segundo (RAC), vence o terceiro (Atlético) e perde o quarto (Santa Cruz/RN).

O centroavante Ênio estreia em amistoso contra o Riachuelo Atlético Clube (para quem perde no turno) e somando o jogo oficial acumula quatro gols. A “fuga” do jogador recifense acontece mesmo tendo embolsado "luvas".

Começa no Estudantes do Recife (1947), passa pelo Sport (1950, 54 e 1957), Flamengo (1953), Ferroviário/CE (1958) e Asas do Recife (participante do Torneio Coronel Alberto Murad em 1959).

Pelo rubro-negro carioca são dois empates, em dois gols, contra o XV de Novembro de Jaú (8 de março), interior paulista, e América carioca (1/3/1953).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário