Consulta

sábado, 22 de junho de 2024

O zagueiro que saiu do ABC para o Madureira (XIII)

Reportagem compacta da "Sport Ilustrada" sobre temporada do Madureira em 49

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Passada a abertura oficial com o Torneio Início (18/4/1943) Santa Cruz 3 x 4 Alecrim se enfrentam no jogo inaugural do campeonato estadual no domingo (2 de maio). Na preliminar (aspirantes) tricolor 2 x 0 esmeraldino.

Com a folga na tabela do primeiro turno divulgada previamente o alvinegro excursiona para João Pessoa, a capital paraibana. Ainda sem a participação do atacante carioca Hermínio Alves do Amaral.

Os resultados, 2 x 2 Felipéia (sábado 1) 1 x 5 Astréa (dia seguinte) são divulgadas pela primeira vez, em qualquer mídia impressa ou eletrônica, desde o preto no branco o jornal diário vespertino católico "A Ordem".

A excursão abecedista até foi alvo de um excelente artigo do publicitário Alex Medeiros, reproduzido no site esportivo Terceiro Tempo, do conhecido apresentador mineiro radicado em São Paulo, Milton Neves.

Medeiros, responsável por uma das mais lidas colunas do diário matutino "Tribuna do Norte", relata os primeiros jogos amistosos potiguares e paraibanos desde 1919, ano em que o ABC enfrenta o Pitaguares, e 1920, quando se bate com o Cabo Branco.

O pioneirismo do ABC contra times dos estados vizinhos – já relatado em alguns embates contra cearenses e pernambucanos – assuntos para outra serie exclusiva em preparação).

O América e o Alecrim, por exemplo, somente transpuseram a fronteira paraibana na segunda metade dos anos 30, o primeiro também na capital pessoense, e o segundo no Recife, capital pernambucana.

 

FONTES/IMAGEM

A Ordem

A União (PB)

O Norte (PB)

Sport Ilustrado

História do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário