Consulta

sábado, 22 de junho de 2024

O zagueiro que saiu do ABC para o Madureira (XII)

O general-brigada José Porfírio da Paz anos depois de sair de Natal em São Paulo

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Década de 50: Porfírio (centro), tendo à esquerda Antônio Gomes de Lima, presidente do Clube de Paraquedismo paulista

Na postagem anterior o leitor fiel viu duas das escalações dos jogadores do ABC Futebol Clube que participaram de dois festivais esportivos internos em dois domingos das duas últimas semanas de 1943.

São relacionados para duas partidas (exceto o jogo “amistoso” entre os moradores da Cidade Alta e Ribeira) os atletas naturais do Rio Grande do Norte contra os “players” de outros estados.

Por isso a importância de fazer esclarecimentos sobre a identificação dos nomes e ou apelidos dos atletas locais e forasteiros que entraram em campo no Estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol (na atual Zona Leste da capital potiguar).

Até com a designação de alguns dos veteranos jogadores que participaram da série de dez títulos estaduais consecutivos do alvinegro, entre 1932/1941 e da malograda competição do ano anterior.

Quem é quem

Na lista anterior destacam-se como participantes do deca-campeonato os potiguares: o goleiro natural de Currais Novos Edgar Câmara, os zagueiros João Batista de Souza “Gageiro”, Manoel Nascimento da Silva (“Nezinho I”), Zé Lins Aranha, Francisco Canindé do Nascimento (“Tico”) e Antônio Acácio do Nascimento, estes últimos com passagens pelo América/RN.

Entre os militares ou forasteiros somente consegue se identificar os nomes completos do zagueiro pernambucano João Bezerra de Lira (“Joãozinho”) - pai do atacante Gilson Lira dos anos 70 -, Souza (“Badof”) - guardem este nome -, Moacir Ribeiro da Silva (que viria ser a treinador, inclusive do América/RN em 1959) e do depois árbitro cearense Raimundo Harry da Costa Ramos.

Como notado ainda não conta com a participação a participação do então atacante carioca Hermínio Alves do Amaral no verdor dos 19 anos.

O que veremos a seguir com o começo do campeonato estadual após o ato administrativo do presidente da Federação, o capitão formado em Farmácia e Odontologia (por isso a lotação no Hospital de Guarnição Militar em Natal), José Porfírio da Paz.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Blog do Marcão

Botões para Sempre

Esquadrões de Futebol

Esporte Rio

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Só Súmulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário