Consulta

terça-feira, 3 de junho de 2025

O atleta com detalhe da faixa da corrida (I)

Luiz Cabral ultrapassa a faixa que homenageia diretor de "A Gazeta Esportiva" na reta final de uma competição de pedestrianismo pelas ruas da capital potiguar

Carlos Joel Nelli com enorme
"walkie-talkie" assistido pelo
repórter Sílvio Luiz da rádio
e TV Record de São Paulo


Os seis anos das eliminatórias da “São Silvestre” organizadas pelo jornal “A Ordem” em Natal

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O falecimento aos 87 anos (domingo, 1/6) do antigo atleta Luiz Cabral de Souza, aos 87, suscita mais uma série inédita, por sua vez inspirada no detalhe da faixa da corrida de rua como eliminatória doméstica, em Natal, da “São Silvestre”.

A faixa faz uma homenagem ao jornalista paulista Carlos Joel Nelli (Sorocaba, 3/12/1902 – São Paulo, 29/6/1992), diretor do jornal paulistano “A Gazeta Esportiva”, organizador da famosa corrida de pedestrianismo realizada no final de ano na capital bandeirante.

Luiz Cabral participa da etapa inicialmente pelo Ferroviário, depois como representante do licenciado (julho de 1967) tricolor Santa Cruz Esporte e Cultura e América Futebol Clube.

Ele concorreu entre 1963/74. Obteve as melhores colocações entre os brasileiros, o terceiro lugar, nas competições de 1968 e 1971. Ao aposentar os tênis e as sapatilhas foi massagista da equipe de futebol de salão do alvirrubro.

Carlos Joel Nelli foi um dos representantes na história das Olímpiadas do Clube Atlético Paulistano. Fez parte da equipe de Atletismo em 1932, nos Jogos de Los Angeles, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Competiu na modalidade de salto com vara (oitava colocação). Chefiou a delegação e foi correspondente do jornal “A Gazeta” (associado e atleta). O diário vespertino católico "A Ordem" promove a primeira eliminatória local da corrida de São Silvestre em 1948.

A primeira organização do jornal ligado ao Centro Mariano de Imprensa esteve a cargo do redator esportivo e antigo dirigente alvinegro, Vicente Farache Neto. A sexta e última em dezembro de 1953, já com a organização do jornalista Aluízio Menezes de Melo.

 

FONTES/IMAGENS

A Gazeta Esportiva

A Ordem

Diário de Natal

O Poti

Clube Atlético Paulistano

Grande Ponto

Terceiro Tempo

Acervo: José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário