Consulta

domingo, 9 de novembro de 2025

João Machado divide espaço com José Procópio Neto

Aspecto da Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis, nos anos 40 do século XX

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Nos dois primeiros anos a coluna Tribuna de João Machado tem como companheiro de página no diário matutino Tribuna do Norte o jornalista P. Neto, que assina a coluna "Início de Conversa".

É bom lembrar que o PN se trata do falecido jornalista esportivo José Procópio Filgueira Neto, autor do livro ‘Os Esportes em Natal” (1991), uma das melhores fontes sobre o futebol do passado, assim como o “Da Bola de Pito ao Apito Final”, de Everaldo Lopes Cardoso.

Vejamos algumas passagens do teor da coluna dominical (10 de janeiro de 1965), pouco mais de nove meses de João Machado fazer a estreia no jornal do governador Aluízio Alves.

“NA BASE DA ANTIGA - Para quem andava ruim de assunto o aparecimento de um jornal de 1939 foi um presente caído do céu, sendo hoje a conversa na base do passado. E para começar nada melhor do que transcrever a crônica da época sobre o jogo América 4 x 0 Santa Cruz.”

O Tricolor da capital potiguar não esteve muito bem. Na defesa Edson faz uma boa partida, mas Piolho, deslocado para center-half, destoa. No ataque Dão e Magela não correspondem.

O “onze” americano esteve nos melhores dias. Genar Wanderley (o “cacique” da Rádio Poti) substitui Rossini e defende bolas difíceis. Leônidas Bonifácio do Nascimento e Fuim (vindo do Centro Esportivo Mossoroense) se entendem muito bem.

Neném (o paulista Renato Teixeira da Mota que foi do Sport Clube Recife) foi o pivô do quadro, aplicando marcação severa na linha adversária. Pajeú e Ebenezer não comprometeram.

A vanguarda teve em Demóstenes César da Silva (depois Ferroviário/CE, ABC, Botafogo, Canto do Rio e futebol colombiano), Titico, Stephenson Josué Batista os melhores "elementos". Portela e Ferreira com altos e baixos. O jogo foi dirigido por Reinaldo Praça.

Procópio Neto relata que logo abaixo da reportagem aparece uma nota assinada por Humberto Nesi sobre a suspensão por medida disciplinar, por dez dias, dos atletas Rossini Azevedo (goleiro) e Raimundo Canuto de Souza (ponta-esquerda).

Ainda no mesmo número era anunciado o convite do Ástrea, de João Pessoa, capital paraibana, ao Centro Náutico Potengi, quando o CEP convoca os atletas para o "rink" da Praça Pedro Velho:

Antônio Acácio do Nascimento, Geraldo Serrano (treinador do Santa Cruz e professor de Educação Física), Humberto Nesi, Newton, Chagas, Djalma Maranhão, Rômulo, Leléo (Manoel Fernandes de Oliveira, tio do atual diretor Marcelo Fernandes de Oliveira), Vanderliden, Billiu (o depois árbitro Asclepíades Fernandes de Oliveira) e Lamas (basquete); Dácio, Aldo, Sebastião, Josias e Geraldo (vôlei).

Completa o noticiário uma nota envolvendo o futuro presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol e depois colunista da Tribuna do Norte e comentarista da Rádio Cabugi, João Cláudio de Vasconcelos Machado, então estudante de Direito no Rio de Janeiro.

- O presidente da FNB (Federação Norte-rio-grandense de Basquete), dirige-se ao conterrâneo e prestimoso sportman para encarregar-se e proceder “demarches” junto as autoridades competentes (para a filiação a Confederação Brasileira de Basquetebol) como representante da ARA (Associação Rio-grandense de Atletismo)”.

"Para quem não tinha assunto, repetimos, isso foi um achado", finaliza P. Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário