Consulta

terça-feira, 4 de novembro de 2025

O "Brasil" com Jaguaré e Leônidas no Nordeste (I)

Flagrante do jogo Brasil x Mackenzie no campo da Praia Vermelha no Rio de Janeiro (1918)


JOSÉ VANILSON JULIÃO

O alvirrubro carioca Sport Club Brasil, do bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, excursiona pela Bahia e Pernambuco entre janeiro/fevereiro de 1935.

Enfrenta os grandes clubes de Salvador, entre os quais Bahia, Galícia, Ypiranga e Vitória, na época e no Recife os selecionados pernambucanos (A e B).

A ida para a Veneza brasileira é patrocinada pelo alviverde América e o clube metropolitana ainda enfrenta o Santa Cruz e o Clube Náutico Capibaribe.

O “Brasil” montou uma verdadeira "seleção" temporária. Entre os jogadores mais conhecidos:

o goleiro Jaguaré Vasconcelos (Vasco da Gama, Corinthians e o espanhol Barcelona), Russinho (Vasco da Gama) e Leônidas da Silva (Bonsucesso e Botafogo).

Arte do escudo e do "atleta" do
jornalista Sérgio Mello do site
"História do Futebol"

O treinador para a temporada nordestina de dois meses é o paraibano Togo Renan Soares, o “Kanela” – tio do humorista e apresentador de televisão José “Jô” Soares. É mais conhecido como técnico de basquetebol.

O Brasil, fundado em 18 de novembro de 1912 e mandava os jogos no estádio da Praia Vermelha, participa de dez campeonatos cariocas entre 1912 e 1934, e sai de cena três anos depois.

Ao todo soma 77 pontos (188 jogos): 24 vitórias, 29 empates e 135 derrotas (267 gols a favor, 647 contra e saldo negativo 380.

O  “clube da faixa rubra” (horizontal) foi campeão juvenil (1932) e do segundo quadro da terceira divisão (1916). E de um campeonato de basquete (1928).

Na última participação disputa alguns jogos, mas abandona a competição por dificuldade financeira.

O time base: Botelho, Lúcio, Otávio, Maggire, Nefinho, Valter (esteve na excursão) Mário, Zezinho, Modesto, Betinho e Valdemar.

 

FONTES/IMAGENS

Diário da Manhã

Diário de Pernambuco

Jornal do Recife

Jornal Pequeno

Vida Esportiva

Arquivos de Futebol do Brasil m

Futebol 80

História do Futebol

Meu Timão

NETVASCO

O Gol

Terceiro Tempo

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário