Consulta

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Jogador do Bangu veste a camisa do Atlético/RN

BAC (1946): Bilulu, Nadinho, Adauto, Mineiro, Robertinho, Julinho, Tiãozinho, Ubirajara, Wilson Cardoso, Menezes e Moacir Bueno

JOSÉ VANILSON JULIÃO

É sabido que o Centro Esportivo Natalense, fundado em 1 de julho de 1918, participa de competições oficiais, torneios e amistosos até 1922.

Neste período é o líder do primeiro campeonato da cidade que acaba inconcluso, vice no segundo e campeão no terceiro.

Com a participação do novo clube surgido da fusão Alecrim/Flamengo, mais o ABC e América, ambos de 1915, funda a segunda liga esportiva da capital potiguar (14/7/1918).

O primeiro campeonato da cidade, com turno totalmente realizado e o returno sem conclusão, faltando apenas ABC x América.

É interrompido pela epidemia da gripe espanhola ou “Influenza”, no segundo semestre daquele ano.

Em 1919 o América é campeão e o Centro vice com o ABC em terceiro. No ano seguinte acontece só um torneio preliminar, ganho pelo América.

Em 1921 o Centro é campeão. Em 1922 participa do Torneio do Centenário da Independência com o alvirrubro campeão.

Daí em diante encerra as atividades, sendo reorganizado a partir de janeiro de 1939. Conforme notas publicadas no diário vespertino católico "A Ordem".

A pedidos de dois novos sócios, entre eles Paulo Barros de Góis (remador do Centro Náutico Potengi). A tempo de participa do campeonato estadual no ano seguinte.

Em 1941, como Clube Atlético Potiguar, reforçado com jovens cariocas que serviram em Natal na II Guerra. Entre os quais o atacante Wilson Cardoso (na foto acima).

Época em que o bacharel em Direito João Cláudio de Vasconcelos Machado, de retorno do Rio de Janeiro, passa a ser o mais famoso torcedor, influenciado pelas cores do Sport Club de Natal (do remo), do qual também era fã antes de se mandar para a Europa aos 18 anos.

Ao lado do jornalista Djalma de Albuquerque Maranhão, doublé de presidente e treinador do agora rubro-negro e antigo tricolor.


FONTES

A Imprensa

A Ordem

A Província (PE)

A República

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Esporte Ilustrado

Globo Esportivo

Jornal do Recife

Jornal dos Sports

O Poti

Tribuna do Norte

Bangu.NET

Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol

Arthur Pierre dos Santos – “O Futebol no Rio Grande do Norte – 1915/1930” (2025)

Everaldo Lopes Cardoso – “Da Bola de Pito ao Apito Final” (2005)

José Procópio Filgueira Neto – “Os Esportes em Natal” (1991)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário