Consulta

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Será que ainda existe a coleção de O ATLETA?

Roberto Machado (Rádio Cabugi),
José Augusto (Rádio Poti), o
presidente da FNF, João Cláudio
Machado, e o dirigente do ABC,
Abelírio Rocha, nas explicações

JOSÉ VANILSON JULIÃO

- Todas as notícias supra, está na cara, não são de hoje, que ninguém mais gasta essa abundância de adjetivação com os apelidos dos troços, mas que são uma delícia, para quem gosta de, de vez em quando, fazer uma horinha da saudade, lá isso são...

O tom coloquial acima, como era de costume na Tribuna de João Machado, é o final explicativo e não o começo da coluna da Tribuna do Norte (sábado, 23/1/1965), em que o então presidente da Federação de Futebol faz a transcrição fiel, de cima até o rodapé, de notícias do jornal semanal O Atleta.

No ano anterior (12/6), o de estreia da coluna em março, João Cláudio de Vasconcelos Machado (1914 - 1976), já havia mencionado o periódico O Atleta e mencionado passagens do futebol da época.

E também em 1965 (12 de janeiro), o editor da página esportiva, José Procópio Filgueira Neto, se vale das antiguidades na ausência de notícias para notas na coluna "Início de Conversa", mas não especifica a fonte.

Mas a confirmação de toda a origem vem de João Machado, também no fim da mencionada coluna, quando esclarece a existência de uma "preciosa" coleção de jornais de O Atleta, gentilmente cedida pelo comerciante Antônio Lamas (por sinal fervoroso torcedor americano e cunhado do fanático abecedista Vicente Farache Neto)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário