Consulta

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O colorido dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Na Olimpíada Rio 2016 e na Para as cerimônias de abertura e encerramento foram sensacionais. Arco Iris de cores.
Entretanto prestei atenção ás combinações de cores nacionais das bandeiras representativas das mais de duas centenas de países que participaram do primeiro e segundo eventos esportivos de repercussão mundial.
Há várias bandeiras que são facilmente reconhecidas pelos telespectadores, devido ás questões históricas e políticas diferentes e exposições na mídia por motivos diversos, inclusive quanto à cultura de massa ou pop (popular).
Nos cinco continentes, representados pelos cinco aros ou anéis coloridos – vermelho (Américas), azul (Europa), verde (Oceania), amarelo (Ásia) e preto (África) – existem as figurinhas carimbadas das bandeiras conduzidas pelos atletas e logo lembradas.
Pela América do Norte é fácil identificar o pavilhão com listras horizontais (branco e vermelho), com o retângulo azul e as 50 estrelas representativas dos estados norte-americanos. E a canadense, com a rubra folha de boldo.
Na Ásia temos o Sol Nascente vermelho sobre o fundo branco da bandeira japonesa. E a estrela estilizada de azul e com cinco pontas de Israel. E a bandeira verde da Arábia Saudita com os arabesques.
O recall mental tem relevância nas bandeiras européias, como são os casos da tricolor francesa (azul, vermelha e branca) e da Grécia, a pátria mãe dos antigos jogos que originaram os jogos modernos no final da década de 90 do século XIX.
E muitas bandeiras de estados nacionais ressurgidos dos escombros da extinta União Soviética: os países bálticos (Estonia, Letonia e Lituania), Geórgia, Ucrania, Usbesquistão...
E de um dos satélites, a Iugoslávia: Sérvia, Croácia (da bandeira xadrez),  Macedonia, Eslovenia, Bosnia-Herzegovina e Kossovo. Mais o desdobramento República Tcheca e Eslováquia.
Além das bandeiras nacionais, os torcedores conduzem bandeiras dos estados brasileiros, como a do Pará (Região Norte).
E dos principais clubes de futebol do País, principalmente, pela proximidade do evento, do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais.

Em uma das atividades esportivas vi, lado a lado, as bandeiras dos clubes alagoanos rivais na capital (Maceió): o alvirrubro Regatas Brasil (CRB) e o azul e branco Centro Sportivo (CSA). Cerrebe e Cesseá. Por sinal as cores da bandeira do estado nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário