Consulta

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Um "Tuta" vestiu a camisa vermelha do América (VII)

José Walter Fernandes (Tuta), Dirceu Lopes Mendes e "Sabará" (também do Itabuna)

Jogador enfrenta uma única vez o antigo clube no interior da Bahia

José Vanilson Julião

Governador Luiz Viana Filho

Um ano, seis meses e 12 dias antes de completar dois anos em que jogou pela última vez pelo alvirrubro, o meia-atacante pernambucano José Walter Fernandes de Oliveira, o “Tuta”, enfrenta pela única vez o clube que o contratara no segundo semestre de 1971 como reforço para o campeonato estadual.

Entre a última semana de julho e a primeira de agosto de 1973 a Prefeitura de Itabuna – no sul da Bahia – promove amistosos nas festividades de abertura oficial do Estádio Luiz Viana Filho (Paris, 1908 – São Paulo, 1990), então governador do Estado. Além do clube azul e branco da cidade participam da inauguração o Vitória e Bahia – de Salvador –, Cruzeiro/MG e o América/RN.

Primeiro Itabuna 2 x 2 Vitória, com Derivaldo Alves da Silva (dois), Osni Lopes e Carlos André “Catimba” para o rubro-negro da capital (sábado, 28/7). Depois Bahia 1 x 1 Cruzeiro (domingo 29), gols de Peri e Lima. O terceiro jogo sem abertura de contagem: Itabuna 0 x 0 América (sábado, 5/8)

O América havia perdido o Estadual (2 x 4 – 22/7), participa da preliminar (2 x 1 Maranhão/São Luís) na festa da faixa alvinegra (1 x 1 Maguari/CE – 29/7), faz amistoso meia boca com o Força e Luz (Cosern) e recebe o inesperado convite do antigo jornalista e agora empresário Hélio Pinto.

Na véspera da viagem o elenco americano é treinado pelo goleiro Otávio César Correia Filho. Mas o técnico Sebastião Leônidas, antigo zagueiro do Botafogo recém contratado para comandar o time no Campeonato Nacional – ainda chega há tempo do Rio de Janeiro para seguir para Itabuna.

Na foto do álbum de família estão “Tuta” e o “Sabará” (companheiro da equipe do Itabuna). No centro o meia do Cruzeiro: Dirceu Lopes Mendes (São Leopoldo, 1946). Certamente feita no hotel ou em outro local da concentração da agremiação das Minas Gerais.

Outras duas curiosidades merecem ser contadas na sequência. No América um atacante com passagem pelo Itabuna e também um jogador local do Botafogo de Futebol e Regatas e do selecionado nacional.

Estádio Municipal Luiz Viana Filho, palco do primeiro jogo do América, no interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário