Consulta

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Maioria da mídia da internet ignora informe sobre reafirmação de candidatura do PT para prefeito de Natal

José Vanilson Julião
Jornalista

Entre 17h53, horário em que começou a chegada da correspondência eletrônica do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores para ás redações da imprensa tradicional e dos principais sites, portais e blogs da capital potiguar, e 20h41, quando encerrei uma busca na rede mundial de computadores, constato que o anúncio ou informação que dá título a esta postagem, não teve maior repercussão entre os editores, comentaristas, colunistas e analistas locais.
Nem as versões “em linha” dos únicos diários matutinos que circulam atualmente em Natal – “Tribuna do Norte” e “Novo Jornal” – sequer deram uma linha. Assim como os sites “Portal no Ar”, “Nominuto” e “Momento”. Da mesma forma os blogs que noticiam muita política, a exemplo o da jornalista Thaisa Galvão e do ex-vereador e ex-presidente do Poder Legislativo municipal, Renato Dantas, cognominado “Soldado Vasco” ou “Primo”. Nem mesmo o portal G1RN (do grupo TV Globo), nem a versão em rede do recentemente desativado diário vespertino “O Jornal de Hoje”.
Apenas um blog, o de Bruno Giovanni, hoje um dos fortes assessores da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, noticiou o acontecimento do ‘petismo’. E olhe que o “Blog do BG” não é visto com bons olhos pelos filiados e simpatizantes do PT. A notícia da assessoria de imprensa da sigla da bandeira vermelha e estrela amarela foi “postada” ás 19h40.
Acredito que um dos motivos para a notícia não repercutir tanto deve ter sido os antecedentes sobre o assunto, fato este que a tornou previsível e requentada, sem qualquer contorno de novidade.
O outro seria o anúncio da reiterada decisão ficar em banho maria, escondida no limbo da cúpula petista, do sábado até o final da tarde desta segunda-feira, sabendo-se que, pelo menos a “TN” e o “Portal no Ar” tem jornalistas e repórteres de plantão nos finais de semana.
Além disso a pré-candidatura do deputado estadual Fernando Vargas Wanderley, o “Mineiro” (alusão ao estado de origem), já havia sido anunciada, em reunião preliminar, entre o final de fevereiro e a primeira semana de março deste ano.
A mais recente reunião para bater o martelo na bigorna do PT aconteceu no sábado (19), no auditório do SINDILIMP/RN (Sindicato dos Garis), um braço forte da sigla, sendo discutida a ‘Carta de Salvador’ (documento resultante do 5º Congresso do PT, realizado em junho, nacapital baiana) e as eleições do próximo ano.

Resumo do release
“Se debateu modelos para a superação da atual crise política e se reafirmou o projeto de lançar uma candidatura própria. Ainda no encontro foi nomeada uma comissão política para dialogar com os outros partidos e com os movimentos sociais formada por  Juliano Siqueira  (presidente municipal),  Fernando Mineiro, Fernando Lucena (vereador), Hugo Manso (vereador) e Maria de Fátima Bezerra (senadora).
O PT está firme na decisão tomada pela militância e ratificada pelo diretório, mais de uma vez, de lançar pré-candidato próprio. Temos o melhor nome. Estamos dialogando com os partidos parceiros e pretendemos formar uma aliança. Mas não é um fator condicionante. A pré-candidatura está consolidada há bastante tempo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário