Consulta

sábado, 29 de outubro de 2022

O princípio de Alberi no Santa Cruz

 

Alberi (com a camisa do ABC) começou carreira no time de amadores do tricolor recifense

Alberi faz dois gols na 'estreia' por time coral do Recife

Por José Vanilson Julião

Ainda no calor do desaparecimento do maior ídolo da torcida do ABC a obrigação do repórter demonstrar para a “Frasqueira” o começo da carreira do atacante pernambucano Alberi José Ferreira de Matos.

A primeira aparição do nome acontece no “Diário de Pernambuco” (terça-feira, 18/2/1964). Em uma pequena nota em duas colunas: “Amadores Corais empataram”. Refere-se ao 2 x 2 com o Internacional (domingo, 16). No campo do EMI (Afogados).

A histórica partida amadora é apitada por Oscar Macedo. Gols tricolor: Alberi (2) e Germano. A escalação: Zanoni, Beto, Adilson, Marcos, Constâncio, Edinho, Gustavo, Gildo (Ademir), Germano, Alberi e Edmilson (Chico). O redator não conhece os demais.

Uma semana depois o misto empata (2 x 2) com o Barão de Suassuna. Um Alberi marca, mas para a representação usineira. Não identifico se são as mesmas pessoas, o certo é que também aparece batendo bola nos campinhos suburbanos.

Em Prazeres, pelo Elmo, ou na primeira semana de janeiro de 1965 no time da Colônia Z, no Estádio Professor Lucas Cabral (Pina). E ainda em dezembro do mesmo ano no Botafogo de Bezerros.

Em março do ano seguinte excursiona com a Associação Atlética Santo Amaro, agora na primeira divisão, em Caruaru. O correspondente do jornal Associado, Ronaldo Souto Maior, dá o resultado do Estádio Tenente Luiz Gonzaga: 2 x 1 Central (quinta-feira, 24).

Somente na edição da quinta-feira, 17 de fevereiro de 1967, Alberi aparece treinando entre os suplentes no Arruda contra os titulares dirigidos pelo treinador Gilberto Carvalho e o “negrão” marcando o tento de honra (5 x 1).

Na sexta-feira participa do “apronto”, entre os titulares, para o amistoso do dia seguinte contra o Clube do Remo (de Belém do Pará). Entra no lugar de Uriel. Na semana seguinte o primeiro indício do que seria como jogador de futebol.

A torcida tricolor mostra força. São 2.219 fiéis que proporcionam renda de NCz$ 118,00 para ver Alberi ser um dos destaques dos reservas ao lado de Erandir Pereira Montenegro (contratado ao Central), aquele mesmo que veio a treinar ABC, América e Alecrim.

O repórter setorista declina que Erandir demonstra força para entrar em forma, enquanto Alberi “desponta como uma grande promessa.” Na quarta-feira, 13/4, após o treino contra os juvenis, a diretoria anuncia abono familiar para os casados: entres eles Alberi.

Domingo, 16. Data histórica. Por dez minutos Alberi substitui Paulo no amistoso contra o Central. 4 a 1 no Arruda. Assim diz o periódico: - Durante o tempo que jogou demonstrou que tem mesmo ‘jeito’ para o ‘negócio’. No entanto a saúde não é das melhores.

Na quarta-feira, 26, pela primeira vez entra como titular, sendo substituído por Paulo Veloso, na derrota para o Sport (1 x 2), preliminar de Náutico x Ferroviária (Araraquara) no Estádio Eládio da Costa Carvalho (Aflitos).

Dois dias depois, no rescaldo do revés frente ao rubro-negro, pela primeira vez o nome “Alberi” é inserido como subtítulo em reportagem do “DP”: - Mesmo sem chegar a agradar, demonstrou que é bom de bola, sendo cumprimentado pelos dirigentes e pelo técnico.

O “colored” segue sendo elogiados pelos treinamentos. No domingo, 13/6 o Santa Cruz perde para o Botafogo paraibano (2 x 10 no Estádio Olímpico com Alberi substituindo Uriel (conforme telegrama da Agência Meridional).

16 de agosto. Domingo. Entra na vitória sobre o Estudantes de Timbaúba. Faz um na goleada de 6 a 0. Estadual em andamento se expressa o treinador: - O jogador tem qualidades, mas as características não estão de acordo com o sistema empregado e por isso continuará sendo preparado.

O tricolor não ganha o turno e se não tinha vez durante a competição oficial veste a camisa encarnada, preta e branca em amistoso. Contra o Ceará (2 x 0 – domingo, 3/9). Entre no lugar de Fernando Santana. “Uma boa figura nos minutos finais.”

No outro domingo também enverga o manto sagrado das três cores em mais um prélio amigável contra o CRB. 2.114 pagantes no Arruda para presenciar um gol de Uriel aos 23 da primeira etapa, saindo para dar lugar ao Alberi. Ainda atua pelo aspirante diante do Náutico (1 x 1) na penúltima semana de novembro.

O ano termina com o Náutico conquistando o quinto caneco seguido. 1968 começa do o Santa Cruz de treinador novo: Amaury Santos. Na quinta-feira, 11 de janeiro, o noticiário dá conta que Alberi está entre os cinco atletas que não comparecem ao primeiro treinamento.

Mas há uma explicação na segunda página esportiva. O dirigente abecedista, Lêucio Medeiros, retorna para Natal, com três reforços: Carlinhos, ex-defensor do alviverde América; Ivanildo (juvenil do Sport); João Carlos (ex-Fluminense de Feira de Santana). Se submeterão a testes.

Mas o que interessa mesmo é o subtítulo da reportagem: “Álvaro” (Barbosa). O treinador gaúcho (ex-Treze e América/PE e América/RN), mais uma vez comandando o elenco do ABC, acerta com o avante Alberi. Viajam no dia seguinte. Mas quem acerta todos os detalhes é o diretor Alberto Amorim.

No domingo (28) Alberi estreia no alvinegro com derrota: 2 x 3 Santa Cruz. E começa uma nova história para Alberi José Ferreira de Matos...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário